Equipe Tarumã de Santo Augusto é campeã brasileira de Truco Cego durante a 16ª Fenart, em Cristalina/GO
A equipe Tarumã, de Santo Augusto, formada por Marcos Ilgenfritz, Edimilson e Leonardo Rodrigues, conquistou um feito histórico ao sagrar-se campeã brasileira de Truco Cego na 16ª edição da Festa Nacional da Arte e Tradição Gaúcha (Fenart), realizada em Cristalina, Goiás.
Representando a 20ª Região Tradicionalista (20ª RT), os tradicionalistas venceram a 11ª edição dos Jogos Tradicionalistas, competição que integra a programação da Fenart e reúne equipes de todo o país em modalidades culturais e esportivas típicas do tradicionalismo gaúcho.
Com habilidade, estratégia e muita experiência, a equipe se destacou entre os competidores de diversas regiões do Brasil, trazendo para Santo Augusto e para a 20ª RT um título inédito e de grande representatividade para a cultura local.
Em depoimento exclusivo ao Jornal O Celeiro, Marquinhos Ilgenfritz falou sobre a emoção da conquista:
“Cara, é sem palavras, né? Isso é o sonho de todo o jogador de truco, é ser campeão estadual, né? E para chegar no nacional tem que ser campeão estadual ou ficar em segundo lugar. Então, em 2023 a gente foi campeão e conquistou essa vaga. Agora a gente vem participar do nacional. E, cara, não tem palavras para descrever o sentimento. Ganhar o estadual já é um feito histórico para a nossa região. Nunca ninguém tinha chegado nem na final. E agora, ainda por cima, vir para o nacional representar o Estado, a nossa 20ª região tradicionalista, os dois CTGs de Santo Augusto – o Carreteiros e o Pompílio – é muito significativo. Isso só premia uma caminhada de mais de 20 anos, jogando por todo o Estado. Essa conquista é indescritível.”
A Fenart é promovida pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e tem como principal objetivo preservar, valorizar e difundir a cultura gaúcha em nível nacional, reunindo milhares de tradicionalistas de todas as partes do país em uma celebração marcada por competições, apresentações e confraternização.