Entre dor e perda, solidariedade
Comunidade irmanada na reconstrução de residência atingida por incêndio
Um episódio marcado pela dor e pela perda deu lugar a solidariedade coletiva em Santo Augusto. No fim da tarde do último domingo, 25 de janeiro, uma densa fumaça se espalhava pela Rua Zeca Luiz, anunciando um incêndio de grandes proporções no bairro Getúlio Vargas. Em poucos minutos, as chamas consumiram por completo a residência do casal Jurema Gehm da Rocha e Valdevino da Rocha, moradores do local há 10 anos.
O fogo se alastrou rapidamente, provocando o desabamento de parte do telhado e comprometendo a estrutura do imóvel. O cenário mobilizou vizinhos, populares, a Brigada Militar e o Corpo de Bombeiros, que atuaram no combate às chamas e no rescaldo da área. Em razão da intensidade do fogo, uma residência vizinha chegou a registrar um princípio de incêndio na varanda, o qual foi controlado com a ajuda de moradores. Apesar da gravidade da ocorrência, ninguém ficou ferido.
Entretanto, diante da tragédia, amigos, familiares e voluntários se uniram em uma corrente de apoio para auxiliar o casal no processo de reconstrução da casa. Doações financeiras, materiais de construção, móveis e a oferta de mão de obra voluntária passaram a chegar. Na tarde de segunda-feira, 26, o engenheiro civil Eugênio Frizzo esteve no local realizando uma vistoria técnica, a fim de avaliar as condições estruturais da residência. Segundo ele, o laudo preliminar apontou a necessidade de intervenções urgentes para garantir a segurança e possibilitar o início da reconstrução.
“Algumas paredes precisarão ser derrubadas em razão de rachaduras e do comprometimento estrutural causado pelo incêndio”, afirmou o profissional.
Já no dia seguinte, terça-feira, um grupo de voluntários esteve no local e realizou a remoção dos destroços deixados pelo sinistro.
Segundo informações da família, até o momento, foram arrecadados, por meio de doações via pix, cerca de R$ 7 mil. Além disso, a família recebeu tijolos, areia e alguns móveis. Ainda assim, a necessidade de novos recursos financeiros, materiais de construção e, especialmente, mão de obra voluntária permanece.
“A gente só tem a agradecer. Cada ajuda, cada mensagem e cada doação fazem muita diferença nesse momento”, relatam familiares, que destacam o apoio recebido desde o primeiro dia após o incêndio.
Para garantir transparência e manter a comunidade informada sobre o andamento da campanha e da reconstrução, foi criado o perfil no Instagram @todosjuntosporeles, onde são divulgadas atualizações frequentes.
Como ajudar
Quem desejar contribuir financeiramente pode realizar doações via Pix, em nome de Jurema Gehm da Rocha, pela chave: juremarocha80@gmail.com (Nubank). Também é possível colaborar com materiais de construção ou mão de obra voluntária. Para mais informações, os contatos são: (55) 99717-7320 – Sandra (filha) e (55) 99714-3255 – Monique (neta).
