Empresas levam tradição da Região Celeiro à Expointer

Nove agroindústrias e duas empresas representam a Região Celeiro na 48ª Expointer, levando tradição e produtos artesanais a Esteio.

O Estado se prepara para realizar mais uma edição da Expointer. Com números que superam a edição anterior, tanto com relação a animais inscritos, quanto ao pavilhão da agroindústria familiar. A feira que acontece entre 30 de agosto (sábado) e 7 de setembro, deve reunir de 456 agroindústrias familiares, nove delas com origem na Região Celeiro, e 2,5 mil expositores no total, além de apresentar cerca de 5 mil animais de diversas raças para exposição e competições, que marcarão presença no Parque Assis Brasil, em Esteio.

Oriundos da região, a agroindústria Embutidos Niederle, que participa pela primeira vez do evento. O proprietário, Tarciso Niederle, levará cerca de 1 tonelada de produtos, entre salame colonial, salame tipo italiano (suíno defumado) e torresmo. “Sempre tive curiosidade de conhecer a Expointer, e agora vou como expositor. Nossa expectativa é vender tudo, mas, se for preciso, estaremos preparados para buscar mais produtos”, afirmou.

Além das vendas, Niederle ressalta que a presença na feira é também uma oportunidade de abrir portas. “Uma feira dessas é para divulgar o trabalho. Quem sabe algum comércio de Porto Alegre se interessa. Pode ser um caminho a mais”, disse. O transporte dos produtos terá o apoio da Prefeitura Municipal de Três Passos.

 

Tradição familiar e produção artesanal

 

A história da família Niederle na produção de embutidos remonta à década de 1940, quando o avô de Tarciso iniciou o trabalho em Venâncio Aires. Com o tempo, a atividade foi passada de geração em geração. Hoje, instalado há dez anos em Três Passos, o produtor mantém a tradição em escala familiar, contando com a ajuda da esposa, Débora, e também dos filhos, Matheus e Arthur, ocasionalmente.

Atualmente, a produção gira em torno de 400 a 500 quilos por semana, o que totaliza aproximadamente 20 toneladas por ano. O carro-chefe é o salame tipo linguiça colonial, feito com carne suína defumada. “É um trabalho praticamente artesanal, e como faço quase tudo sozinho — produzir, entregar e vender — não dá para expandir muito mais”, explica o produtor.

Para atender à demanda da Expointer, Niederle contou com o apoio de um amigo para reforçar a produção. Além das vendas no pavilhão da agricultura familiar, ele pretende inscrever seus produtos no concurso da feira. “Vou participar com o salame italiano e a linguiça suína defumada. A expectativa é boa, quem sabe conseguimos destaque entre os melhores”, acrescentou.

 

Meliponário e Apiário Dapper levará mel de Jataí

 

De Três Passos, o Meliponário e Apiário Dapper, conduzido por Claudir Dapper e sua família, também marca presença no evento, reforçando a tradição que vem passando de geração em geração. Esta é a segunda vez que a empresa participa, após a boa recepção do público no ano passado.

“Ano passado faltou produto”, lembra Claudir, ao explicar que a expectativa para esta edição é ainda maior. A estimativa é levar entre 700 e 800 kg de mel de Jataí, além de cerca de 40 kg já disponíveis para a comercialização. A diversidade dos produtos também chama a atenção: serão oferecidos extrato de própolis em aproximadamente 500 frascos de 60 ml, atrativos para captura de abelhas sem ferrão e caixas vazias para criação dessas abelhas.

Segundo o apicultor, a boa experiência anterior já abriu portas para uma clientela fiel. “Nós estamos anunciando em nossas redes sociais e já tem muitos clientes e amigos nos procurando, inclusive pessoas que compraram no ano passado e querem adquirir novamente. Eles sabem que trabalhamos com honestidade, transparência, qualidade e higiene acima de tudo”, destacou.

As agroindústrias Peter Fockink e Laticínios Schu, também de Três Passos, estarão na Expointer. O jornal O Celeiro entrou em contato com ambos os proprietários, mas não obteve resposta.

 

Também estarão na feira a Agroindústria Lucca (Crissiumal), a Doces Rambo Lucca (Crissiumal), Melados Hensel (São Martinho), Queijaria Celeiro (Crissiumal) e Vinícola Vista Gaúcha (Vista Gaúcha).

As empresas Antonow e Puro Trato Nutrição Animal, ambas de Santo Augusto, também estão na 48ª Expointer 2025.

 

Leave a comment
error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do Jornal O Celeiro.