Eleitores do Braga irão às urnas no dia 7 de dezembro

Está próxima a data em que os eleitores do município de Braga deverão comparecer às urnas para votação em uma eleição suplementar. O pleito, previsto para acontecer no próximo dia 07 de dezembro, visa preencher a vaga deixada pelo falecimento de Bolívar Della Libera (Progressistas), em julho deste ano. Ocorre que, pelo fato, do partido não possuir suplentes, a Justiça Eleitoral deliberou pela realização de uma nova eleição.
De acordo com informações, a votação seguirá os mesmos procedimentos e não haverá alterações nos locais de votação ou nas seções eleitorais. Ao todo, 36 mesários foram convocados para atuar nas 12 seções eleitorais, distribuídas em 8 locais de votação — abrangendo tanto a zona urbana quanto distritos do interior do município. Cada seção funcionará com três mesários, respeitando a composição prevista para mesas receptoras em pleitos regulares.
O pleito terá início às 8h e segue até as 17h. Podem votar os 2.886 eleitores regularmente aptos, conforme cadastro eleitoral do município. Não há mudança no processo de votação: será necessário apresentar documento oficial com foto e o título eleitoral ou e-Título, identificar-se perante o mesário e votar em urna eletrônica.
Caso o eleitor não consiga comparecer, poderá justificar a ausência no prazo de até 60 dias após a eleição, por meio do aplicativo e-Título, pelo sistema Justifica ou entregando o Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) à zona eleitoral. A justificativa também pode ser enviada pelos Correios, quando necessário.
A apuração e divulgação dos resultados será feita da mesma forma que nas eleições ordinárias: após o fechamento das urnas e emissão dos boletins de urna, os dados serão consolidados e divulgados oficialmente.
Conforme o TRE-RS, a eleição será disputada por dois irmãos, ambos do mesmo partido e filhos do ex-vereador falecido: Vitória Caroline Della Libera (11.000) e Everton Della Libera (11.678), ambos são filiados ao Partido Progressistas (PP).
A família Della Libera possui forte tradição política no município. Além do ex-vereador Bolívar Della Libera, sua esposa, Inez Teresinha Lorenzatto Della Libera, atualmente é vereadora na legislatura 2025/2028 e já ocupou o cargo de vice-prefeita entre 2017 e 2020. Atualmente, o município é administrado pelo prefeito Sadi Henrique Della Libera, tio dos candidatos e irmão do ex-vereador falecido.
Bolívar Della Libera exercia mandato desde 2012, sendo este o seu quarto mandato consecutivo como vereador. Em todas as eleições, figurava entre os quatro mais votados.

Leave a comment
error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do Jornal O Celeiro.