Dia de Finados aumenta movimento nos cemitérios municipais

Famílias prestam homenagens, poder público intensifica limpeza, comércio se prepara e líderes religiosos destacam o sentido espiritual da data em meio à saudadee esperança cristã

Celebrado em 02 de novembro, o Dia de Finados tradicionalmente intensifica o movimento nos cemitérios municipais. Em Santo Augusto, o Cemitério João XXIII recebe um fluxo maior de visitantes, que percorrem seus corredores para prestar homenagens a familiares e amigos. Movidos pela saudade e pelo desejo de manter viva a memória de quem partiu, muitos aproveitam a data para realizar a limpeza e a ornamentação dos túmulos, reforçando um gesto cultural que atravessa gerações.
Maria Gubiani, filha de João José e Jacinta Gubiani, vem de uma família de 11 irmãos e conta que faz questão de manter viva a memória dos pais.

“Em todas as datas comemorativas eu venho cuidar dos túmulos. Preciso manter a memória deles viva e cuidar de quem tanto cuidou da gente”, disse.

Joceli Antonow, filho de Alexandre e Santa Hida Antonow, também reforça a importância de manter o local limpo e bem cuidado.

“Todos os anos, nas vésperas de Finados, faço a manutenção do jazigo dos meus pais. É uma forma de honrar e demonstrar gratidão”, destacou.

Margarete e Anajara Aita também comparecem todos os anos para realizar a limpeza e ornamentar o espaço onde seus familiares estão sepultados. Para elas, esse gesto representa respeito e amor por quem partiu.
Marta Stadler foi ao cemitério deixar organizado o túmulo do pai, Hélio Erno Stadler.

“Em datas comemorativas ou quando bate a saudade, tenho de vir visitar ele. É uma forma de me sentir próxima, mesmo na ausência”, relatou.

O secretário de Obras de Santo Augusto, Elias da Silva, explicou que o poder público realiza um trabalho especial de preparação do espaço.

“Estamos sempre limpando. Nesta semana, intensificamos os serviços com uma limpeza geral, instalação de postes para iluminação e tomadas que irão auxiliar os visitantes. Ainda há ajustes a fazer, mas seguimos cuidando diariamente”, destacou.

Os funcionários responsáveis pela limpeza reforçaram o pedido de colaboração das famílias, principalmente quanto aos vasos de flores que acumulam água e podem se tornar criadouros do mosquito da dengue.

“Com a ajuda de todos, teremos um ambiente cada vez mais limpo e agradável”, disseram.

No comércio, o movimento também é maior nesta época. Segundo Daiana Pinto, secretária da ACISA, as lojas estão preparadas para atender à comunidade.

“Relembrar é uma forma de manter viva a presença e o amor de quem fez parte da nossa história. Valorize o que é nosso. Compre no comércio local e encontre flores, velas e artigos religiosos para homenagear com carinho”, afirmou.

A data, além de marcar o calendário religioso e familiar no Brasil, é lembrada em diversos países como um tempo de fé e esperança. Em Santo Augusto, o momento também inspira reflexão espiritual.
O cônego Jocemar Fontana explicou que a Igreja Católica celebra o Dia de Finados como uma oportunidade de oração e esperança.

“A morte não é o fim da existência humana, mas uma passagem para a eternidade. Celebrar os fiéis defuntos é recordar que a vida é um dom e que devemos vivê-la com fidelidade e amor. É um dia para refletir sobre como temos preparado nosso coração para a eternidade e para reafirmar a fé na ressurreição em Cristo”, disse.

O pastor Oradi Oliveira Barbosa, da Igreja Assembleia de Deus, destacou que, segundo a Bíblia, a morte é apenas uma separação temporária.

“Jesus disse que quem ouve Sua palavra e crê tem a vida eterna. Os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e viverão novamente. É uma mensagem de consolo e certeza de que a vida não termina na sepultura, mas continua com Deus”, afirmou.

Já o pastor Davi Antunes, da Igreja Adventista do Sétimo Dia, lembrou que a morte é descrita nas Escrituras como um sono até o dia da volta de Cristo.

“Acreditamos na esperança da ressurreição. Os que dormem em Jesus serão despertados para a vida eterna quando Ele voltar. Essa promessa nos consola e nos ensina a viver com fé e propósito”, completou.

Leave a comment
error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do Jornal O Celeiro.