Defesa Civil registra altos volumes de chuva na região Celeiro

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou na manhã desta segunda-feira (22/9) o boletim nº 42, que reúne dados do Centro de Monitoramento (CMDEC) e do Centro de Operações (CODEC). Entre os dias 19 e 22 de setembro, temporais provocaram estragos em pelo menos 26 municípios do estado e volumes expressivos de chuva, especialmente na Região Celeiro.

Segundo o levantamento, Ajuricaba registrou 109,2 mm de chuva, Braga 87 mm, Coronel Bicaco 72 mm, Santo Augusto 71,8 mm, Inhacorá 54,65 mm, Campo Novo 54,2 mm e Esperança do Sul 53,6 mm. Os números refletem a intensidade das precipitações e o risco de alagamentos e danos estruturais.

Além da forte chuva, o boletim informa transbordamentos de arroios e córregos em Agudo e Ivorá, deixando comunidades isoladas e destruindo acessos provisórios. Em Santa Maria, bairros registraram alagamentos em residências e problemas de infiltração na Unidade de Pronto Atendimento, afetando equipamentos das salas de emergência e raio-x.

Outras cidades relataram destelhamentos, quedas de árvores e danos em lavouras. Em Vanini, 17 residências foram atingidas; em Porto Xavier, 14 residências e lavouras sofreram com granizo; em Soledade, 15 residências tiveram danos. Em Erechim, Marau e Guaporé houve queda de árvores sobre vias e imóveis, inclusive danificando redes elétricas.

A Defesa Civil informou que lonas estão sendo distribuídas às famílias atingidas, além do cadastro para aquisição de telhas. Em Santa Cruz do Sul, equipes do Corpo de Bombeiros atuaram na retirada de pessoas em locais de risco. O órgão estadual segue monitorando as condições meteorológicas no estado.

Leave a comment
error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do Jornal O Celeiro.