Decreto declara área em Vitória das Missões de interesse social para reforma agrária

Um imóvel rural de 121,87 hectares localizado em Vitória das Missões, no Noroeste do Rio Grande do Sul, foi declarado de interesse social para fins de desapropriação, conforme o Decreto nº 12.831, publicado em 27 de janeiro de 2026. A medida autoriza o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no Rio Grande do Sul (Incra/RS) a dar início aos procedimentos para a obtenção da área destinada à Reforma Agrária.

O imóvel é conhecido como Horto Florestal e pertencia à antiga Companhia Estadual de Silos e Armazéns (CESA). No local vivem sete famílias há mais de dez anos. Laudo de Vistoria e Avaliação elaborado por peritos do Incra/RS apontou que mais de 78% da área é apta à agricultura, indicando viabilidade para assentamento rural.

De acordo com informações do governo federal, o Incra/RS já havia manifestado interesse na área em 2016, porém o processo foi interrompido em razão de mudanças na política de obtenção de terras da autarquia ocorridas em gestões posteriores.

Com a publicação do decreto, o Incra/RS fica autorizado a desapropriar o imóvel, buscando resolver a situação das famílias que ocupam a área e também pendências relacionadas à liquidação da CESA. Atualmente, há uma ação judicial em andamento, encaminhada à Comissão de Conflitos Fundiários do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

Caso semelhante ocorreu em Cruz Alta, onde uma área também pertencente à CESA teve decreto de desapropriação publicado em 2025. Na ocasião, o imóvel havia sido leiloado e arrematado, mas a combinação entre decreto presidencial e acordo em sessão de conciliação permitiu a obtenção da área para fins de Reforma Agrária.

Com informações do portal Gov.br

Leave a comment
error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do Jornal O Celeiro.