A Secretaria Municipal de Educação (SMEC)de Três Passos, através do trabalho de sua psicóloga, e considerando a Lei nº 14.681/23 que institui a Política de Bem-Estar, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho e Valorização dos Profissionais da Educação, está promovendo importantes palestras e momentos de escuta. Focada na melhoria da qualidade de vida dos educadores da rede municipal, a iniciativa visa o bem-estar e a saúde mental desse público.
Conduzida pela psicóloga Debora Dreher, a atividade aborda temas cruciais para a valorização e a qualidade de vida no ambiente de trabalho, reconhecendo o professor como peça central no processo educacional.
Um dos focos principais dos encontros é a Síndrome de Burnout (ou Síndrome do Esgotamento Profissional), um tema cada vez mais presente na rotina dos educadores, caracterizado por exaustão, sentimentos negativos em relação ao trabalho e redução da eficácia profissional. A palestra detalha como identificar os sinais precoces da síndrome e, mais importante, como atuar na sua prevenção e redução.
Reduzindo o Burnout e Saindo do “Piloto Automático” – A psicóloga destaca que a mudança começa com a consciência e a adoção de estratégias de autocuidado, compartilhando dicas práticas, como momentos de escuta e reconexão; estabelecimento de limites; práticas de autocuidado.
A iniciativa não se limita à transmissão de informações, incluindo um valioso momento de escuta em que os profissionais podem compartilhar suas experiências, desafios e percepções, fortalecendo os laços e iniciando um diálogo contínuo sobre o tema.
A secretária municipal de Educação, Lurdes Dresch, ressalta o compromisso da gestão em promover ambientes de trabalho mais saudáveis e dar continuidade a este trabalho de apoio.
A psicóloga Debora Dreher reforça o impacto da iniciativa: “Nosso objetivo é garantir que nossos profissionais da educação tenham as ferramentas e o suporte necessários para atuar com amor e saúde. O professor saudável é o caminho para um ensino de qualidade.”
O maior jornal da Região Celeiro. Informação, transparência e credibilidade.
