Dados fornecidos pelo Painel de Casos de Dengue RS apontam um crescimento nos números de casos de dengue pelo Estado. Até a manhã desta sexta-feira, 24 de janeiro, 120 pessoas já haviam positivado para a doença no Rio Grande do Sul, 11 destes localizados no âmbito da Região Celeiro.
Segundo informações, até a terceira semana de 2025 apenas três municípios haviam registrado casos da doença, Santo Augusto, Chiapetta e Três Passos. Nessa semana, também figuraram na lista os municípios do Braga (1), Coronel Bicaco (1), Redentora (4) e Tenente Portela (1). Santo Augusto diagnosticou mais um caso nessa semana, chegando a dois.
O município de Crissiumal possui quatro casos de dengue em investigação neste início de ano. Outros dois casos já foram descartados.
Dengue
A dengue é uma doença febril causada por vírus, caracterizada principalmente por febre alta de início rápido. Costuma apresentar devido ao mal-estar provocado pelos sintomas que normalmente duram até sete dias.
A principal forma de transmissão é pela picada da fêmea infectada do mosquito Aedes aegypti.
Em caso de sintomas, a população deve procurar um serviço de saúde, ingerir muita água e evitar uso de medicamentos por conta própria. O serviço médico fornecerá as orientações necessárias para cada caso.