Cotricampo: Manejo para melhor rentabilidade com o trigo foi o foco no Dia de Campo

Um dos eventos técnicos mais importantes no ano, para a Cotricampo, aconteceu na última quinta-feira (05): o Dia de Campo Trigo 2023. As atividades aconteceram no campo experimental da cooperativa, às margens da ERS-518, em Campo Novo. Um grande número de produtores rurais, associados e estudantes, participaram dos debates técnicos, buscando ampliar ainda mais os conhecimentos sobre uma das culturas mais importantes para a economia regional. As cinco estações temáticas organizadas este ano foram pensadas no sentido de levar informações, novas tendências tecnológicas e um debate sobre formas de minimizar os problemas que afetam a cultura, como os elevados acumulados de chuva e a ocorrência de doenças.
“Em um ano difícil para o desenvolvimento do trigo, em conjunto com os pesquisadores da RTC e demais técnicos da cooperativa, pretendemos aprender mais sobre a escolha de cultivar, um  melhor manejo para evitar doenças como a giberela, e outras informações técnicas que são importantes”, destaca Lucas Kunzler, que integra o departamento técnico e é responsável pelo campo experimental da Cotricampo.
Na região de atuação da cooperativa, são cultivados cerca de 90 mil hectares de trigo, um número bastante expressivo. “A partir do moinho, a comercialização da cultura é facilitada, garantindo uma valorização aos produtores que apostam na atividade”, explica Lucas.
O campo experimental, onde acontece o dia de campo, tem importância estratégica, servindo como um laboratório, onde são testados cultivares e manejos que se adaptam efetivamente à nossa região, beneficiando os produtores. “O departamento técnico da cooperativa se baseia essencialmente em informações que são coletadas a partir das experiências desenvolvidas no campo experimental”, destaca Lucas. A partir destes resultados é que os profissionais técnicos da cooperativa trabalham no apoio aos produtores. Entre os temas trabalhados nas estações estão: benefícios do trigo nos sistemas produtivos; manejo de doenças; cultivares; épocas de semeadura; uso de biológicos na agricultura.

 

Leave a comment