Cotricampo e Canal Rural promoverão evento inédito em outubro: Abertura Nacional da Colheita do Trigo

A região Celeiro do Rio Grande do Sul estará em evidência neste mês de outubro. No próximo dia 9 acontecerá em Campo Novo, um evento inédito: Abertura Nacional da Colheita de Trigo, uma iniciativa da Cotricampo e do Canal Rural, junto ao campo experimental da cooperativa, no km 1,5 da ERS-518.

Reconhecendo o papel relevante que a cadeia produtiva do trigo possui para o Brasil e o papel de referência que a região possui neste sistema agrícola, o evento buscará provocar um amplo debate sobre a cultura, que ainda não possui autossuficiência no Brasil, demonstrando os desafios que ainda precisam ser enfrentados para que o cereal possa se manter competitivo.

A programação do dia iniciará com a Manhã de Campo da Cultura do Trigo, promovida pelo Departamento Técnico da Cotricampo – Detec. Um evento já tradicional, promovido anualmente, e que aproxima os produtores de algumas das principais informações técnicas e agronômicas sobre a atividade, com a participação de pesquisadores e profissionais de empresas obtentoras parceiras, atuando diretamente na área experimental, a partir de cinco espaços temáticas.

Depois do almoço, acontecerá uma programação especial vinculada à Abertura Nacional da Colheita do Trigo, com abertura oficial e fala de autoridades e lideranças; Fórum do Trigo, a partir de três painéis com diferentes abordagens; e a dinâmica de campo, com o ato simbólico de início da colheita, em parcela de campo. A programação da tarde terá transmissão ao vivo pela TV e YouTube do Canal Rural.

Na avaliação do presidente da Cotricampo, Gelson Bridi, trata-se de um evento extremamente representativo, buscando dar ainda mais destaque a uma cultura que ainda carece de incentivos e políticas públicas, mas que se sobressai na região de atuação da cooperativa em razão do trabalho que envolve os produtores, o departamento técnico e o moinho, resultando na industrialização do trigo com potencialização de renda e oportunidades.

Para Giovani Ferreira, CEO do Canal Rural Sul, trata-se de uma parceria estratégica, criando um palco de discussão permanente sobre a cadeia do trigo no Brasil. “Precisamos buscar a autossuficiência porque ainda somos dependentes de trigo importado. E essa autossuficiência tem a ver com soberania, segurança e abastecimento alimentar”.

A intenção dos realizadores é pautar políticas públicas, promover uma agenda positiva que possa levar o Brasil, em um curto espaço de tempo a atingir a sonhada autossuficiência nesta cultura, com ganhos para o produtor, para a cooperativa e para os consumidores de uma maneira geral, na busca por uma solução para um dos maiores desafios do país no setor agrícola.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

8h30min – Recepção e Inscrições

9h – Institucional Cotricampo

9h20min – Estações Temáticas

– Posicionamento de cultivares de trigo e soja – Engenheiro Agrônomo Tiago Hörbe (CCGL)

– Soluções em manejo de azevém na cultura do trigo – Engenheiro Agrônomo Mario Bianchi (CCGL)

– Uso de bioinsumos na agricultura – Equipe da Bioagreen

– Trigo no sistema produtivo e benefícios para a soja – Engenheiro Agrônomo Rodolfo Richter (Detec Cotricampo)

– Cultivares de trigo em duas épocas – Obtentoras Parceiras

12h – Almoço

14h30min – Abertura Oficial

14h50min – Fórum do Trigo

Painel 1 – Qualidade, autossuficiência e soberania

Painelistas: Jorge Lemainski (chege-geral da Embrapa Trigo); Leticia Mir e Guillermo Donaire (INTA – Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária – Argentina)

Painel 2 – Panorama nacional e internacional de trigo: destaques da nova temporada

Painelista: Jonathan Pinheiro (Stonex Consultoria)

Painel 3 – O eterno desafio do clima: o que vem por aí

Painelista: Arthur Müller (Canal Rural)

16h – Dinâmica de Campo na cultura do trigo

16h30min – Encerramento

Realização: Cotricampo e Canal Rural

Apoio: Bioagreen, Bayer, Basf, FMC e Yara

OBS: Participantes que desejarem transporte e almoço, devem entrar em contato com a unidade Cotricampo mais próxima ou com profissionais do Detec.

Leave a comment
error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do Jornal O Celeiro.