Consulta Popular 2025 entra na reta final para envio de propostas
Termina no próximo domingo, dia 10 de agosto, o prazo para que os cidadãos gaúchos enviem sugestões de ações e projetos à Consulta Popular 2025. A iniciativa, que permite à população participar diretamente da definição de prioridades para o orçamento estadual, está com a fase de propostas aberta exclusivamente no formato digital, por meio do portal oficial da Consulta.
Após essa etapa, os projetos habilitados seguirão para a votação popular, prevista para o mês de outubro. Os mais votados serão contemplados com recursos do Estado para execução no próximo ano.
Neste ciclo, a Consulta Popular vai destinar R$ 60 milhões para os projetos eleitos, com a verba sendo distribuída entre os 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), que atuam na mobilização social e organização das demandas em cada região do Rio Grande do Sul.
Coordenada pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), a iniciativa é considerada um dos principais mecanismos de participação cidadã do Estado. Criada em 1998, a Consulta Popular já viabilizou a realização de centenas de projetos, fortalecendo o vínculo entre a população e a construção de políticas públicas regionais.