Comece o dia bem informado nesta quarta, 27
PEC da Blindagem, novo Código Eleitoral, mudanças no slogan do governo, avanços no RS e destaques do esporte marcam esta quarta-feira.
Cenário político em Brasília nesta Quarta-feira
- PEC da Blindagem: A Câmara dos Deputados vota hoje proposta que busca restringir a atuação da Justiça sobre parlamentares.
- Fim do foro privilegiado: Também deve ser analisada PEC que acaba com o foro especial para autoridades, mas tende a ser rejeitada por falta de consenso.
- Código Eleitoral: O Senado pode votar mudanças no Código Eleitoral, incluindo prazo único de oito anos para inelegibilidade e a volta da polêmica do voto impresso.
- Proteção a crianças na internet: O Senado deve aprovar projeto que restringe a “adultização” de crianças e adolescentes nas redes sociais.
Movimentos do governo federal
- Novo slogan oficial: O presidente Lula apresentou a marca “Do lado do povo brasileiro”, que substituirá “União e Reconstrução” nas peças de comunicação do governo.
Rio Grande do Sul
- Secretaria da Mulher recriada: Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade a volta da pasta estadual dedicada às políticas para mulheres; segue para sanção do governador Eduardo Leite.
- Eleição suplementar em Braga: TRE-RS definiu nova votação para preencher a vaga do vereador Bolívar José Della Libera (PP), falecido em julho.
Segurança e Justiça
- Boate Kiss: Com penas reduzidas, defesas dos réus devem pedir progressão para o regime semiaberto, dependendo de avaliação judicial.
- Prisão em São Martinho: Homem suspeito de incendiar a casa da ex-companheira foi preso preventivamente e levado ao Presídio de Três Passos.
Esporte gaúcho
- Grêmio: Villasanti passou por cirurgia no joelho e está fora da temporada. O time enfrenta o Flamengo no domingo (31), às 16h, no Maracanã.
- Inter: Começou a preparação para enfrentar o Fortaleza, domingo (31), às 20h30, no Beira-Rio. O Colorado busca recuperação no Brasileirão, estando na 13ª colocação com 24 pontos.