Com uma redução significativa no número de notificações de dengue, o município de Santo Augusto segue reforçando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Em 2025, até o momento, foram registradas 63 notificações, das quais 15 casos foram confirmados, um segue em investigação e 47 foram descartados. Do total, 13 casos são autóctones — ou seja, contraídos dentro do próprio município.
Os dados representam um cenário muito mais positivo em comparação a 2024, quando o município registrou 2.143 notificações da doença, conforme informações da Secretaria estadual de Saúde.
A última confirmação de caso positivo foi em 09 de julho, no bairro Centro. A redução dos casos reflete o trabalho contínuo dos agentes de endemias, que intensificaram as vistorias e ações educativas. Uma das estratégias adotadas é a distribuição de folders informativos nas residências onde não há moradores no momento da visita. O material orienta a população a dedicar apenas 10 minutos por semana para eliminar possíveis criadouros do mosquito em seus pátios, destacando que o ciclo de vida do Aedes aegypti leva de 7 a 10 dias.
A conscientização é reforçada pela mensagem simples: “Não custa nada e ainda vai ajudar a salvar vidas”.
Na área de abrangência da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, que inclui Santo Augusto, já foram registradas 1.422 notificações neste ano. Destas, 1.110 foram descartadas e 14 seguem em investigação.

O maior jornal da Região Celeiro. Informação, transparência e credibilidade.