Ciro Gomes deixa o PDT e retorna ao PSDB no Ceará

O ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, oficializou nesta sexta-feira (17) sua desfiliação do PDT, partido ao qual era filiado desde 2015. No mesmo dia, o presidente estadual do PSDB no Ceará, Ozires Pontes, confirmou por meio de vídeo a filiação de Ciro ao PSDB, legenda pela qual ele já havia sido eleito governador do Estado na década de 1990.

A decisão ocorre em meio a divergências políticas no Ceará, após o PDT decidir apoiar o governo do petista Elmano de Freitas, movimento duramente criticado por Ciro. Segundo aliados, sua permanência na sigla era considerada insustentável, devido às constantes manifestações contrárias à aliança com o PT no Estado.

Na gravação publicada na noite de sexta-feira, Ozires Pontes afirmou que o ex-senador Tasso Jereissati foi o principal articulador do retorno de Ciro ao PSDB e adiantou que o ex-ministro deverá disputar o governo do Ceará em 2026.

“Em poucos dias ou em poucos meses, o próprio Ciro estará anunciando a candidatura dele ao governo do Estado do Ceará”, declarou o dirigente tucano.

O evento oficial de filiação está marcado para a próxima quarta-feira (22), às 9h30, em Fortaleza.

Ciro Gomes disputou quatro eleições presidenciais, sendo as duas últimas (2018 e 2022) pelo PDT. Em 2022, obteve 3% dos votos válidos, ficando em quarto lugar, atrás de Simone Tebet (MDB). Apesar do retorno à política partidária, Ciro já havia afirmado recentemente que não pretende concorrer novamente à Presidência da República.

“Não quero mais ser candidato, não. Não quero mais importunar os eleitores”, disse em entrevista à Rádio Itatiaia, em setembro.

A saída de Ciro foi lamentada por lideranças pedetistas, entre elas o presidente do partido em São Paulo, Antonio Neto, que destacou a importância do ex-presidenciável para o trabalhismo.

“Hoje é um dia de tristeza para o PDT e para todos nós que acreditamos no projeto nacional e popular de desenvolvimento com a saída do companheiro Ciro Gomes do partido”, disse.
“Perco hoje um companheiro de partido, mas não perco o amigo.”

Com a filiação, Ciro volta ao partido onde construiu parte expressiva de sua trajetória política, abrindo caminho para um novo capítulo na política cearense.

Com informações do Jornal O Sul

Leave a comment
error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do Jornal O Celeiro.