Cavalgada do Bem mobiliza entidade tradicionalista e comunidade em ação solidária em Santo Augusto

A manhã deste sábado, 13, será marcada por um dos eventos mais tradicionais e solidários de Santo Augusto: a Cavalgada do Bem, que chega à sua 7ª edição reunindo CTGs, piquetes, voluntários e entidades parceiras com o objetivo de arrecadar alimentos não perecíveis e itens de higiene. As doações serão destinadas ao Hospital Bom Pastor, à APAE e à APECAN, instituição de apoio a pacientes com câncer que atende também moradores do município.

A ação integra a programação estadual do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e envolve a 20ª Região Tradicionalista, mobilizando cavalarianos e veículos de apoio que irão percorrer diversos pontos da cidade, divididos por equipes para alcançar o maior número de moradores possível.

O patrão do CTG Carreteiros dos Pampas, Valdez, destacou durante entrevista à Rádio Ciranda a importância do engajamento coletivo. Segundo ele, neste ano participam cinco piquetes: Amigos do Laço,  Sombra da Figueira do América e Quatro Tentos, além do apoio do Rotary Club, e  de diversos colaboradores.

“Quanto mais gente, melhor. O povo de Santo Augusto sempre mostra que tem o coração solidário”, afirmou.

O Instituto Federal Farroupilha, representado pela professora Janice, também é parceiro na iniciativa, mobilizando servidores e disponibilizando veículo para apoiar a coleta. Para ela, além do espírito natalino, a campanha reforça valores de solidariedade e continuidade.

“A ajuda precisa ser constante. Um quilo de alimento já transforma a realidade de alguém”, destacou.

A organização lembra que, por ser uma ação realizada apenas pela manhã, não será possível passar em todas as ruas, mas haverá pontos fixos de coleta, como o CTG Carreteiros dos Pampas, Praça Pompílio Silva, bares parceiros e comércios conhecidos da comunidade. Moradores também podem entregar diretamente aos cavalarianos e veículos identificados que circularão pelos bairros.

Com a tradicional presença da cultura gaúcha — cavalos, pilchas e música campeira —, a Cavalgada do Bem reforça o espírito de união que marca o final do ano e movimenta Santo Augusto.

“É nesses momentos que o povo se ajuda. Aqui, quando a causa é boa, o pessoal não espera nem bater à porta”, destacou Valdez.

A expectativa é superar as arrecadações da edição anterior e repetir o sucesso de solidariedade que já se tornou marca registrada do evento no município.

Leave a comment
error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do Jornal O Celeiro.