Carlo Acutis é canonizado e se torna o padroeiro da internet
Canonizado neste domingo pelo papa Leão XIV, Carlo Acutis, o primeiro santo millennial, é reconhecido como padroeiro da internet.
papa Leão XIV canonizou neste domingo (7), na Praça São Pedro, o beato italiano Carlo Acutis (1991-2006), reconhecido como o primeiro santo millennial da Igreja Católica e chamado de “padroeiro da internet”. Nascido em 1991, Acutis ficou famoso por unir fé e tecnologia, criando uma plataforma digital para catalogar milagres e inspirar jovens ao redor do mundo.
A cerimônia, inicialmente prevista para 27 de abril durante o Jubileu dos Adolescentes, foi adiada devido à morte do papa Francisco. No mesmo evento, outro italiano, Pier Giorgio Frassati (1901-1925), também foi canonizado.
Acutis foi beatificado em 2020, após o reconhecimento de seu primeiro milagre: a cura do brasileiro Matheus Vianna, que aos 3 anos superou uma má-formação congênita no pâncreas depois de ter contato com uma camiseta do jovem italiano. O segundo milagre, que confirmou a canonização, envolveu a recuperação de Valeria Valverde, estudante da Costa Rica, que sobreviveu a um grave traumatismo craniano após o pedido de intercessão junto ao túmulo de Acutis em Assis, na Itália.
Morto em 2006, aos 15 anos, vítima de leucemia, Carlo Acutis tornou-se símbolo da fé conectada à modernidade, mostrando que a santidade também pode estar presente no universo digital.

