Campo Novo registra caso de raiva herbívora

A confirmação da contaminação pela doença aconteceu na última terça-feira, 29 de agosto

Com a confirmação de um caso de raiva herbívora em Campo Novo, a região entra em alerta. Recentemente, o município de Redentora já havia contabilizado casos, momento em que levou orientações aos seus produtores rurais.

A Raiva dos Herbívoros é transmitida por morcegos hematófagos (que se alimentam do sangue) e pode causar a morte de bovinos, ovinos, equinos e outros animais. A enfermidade também pode ser transmitida ao ser humano e não tem cura.

Segundo informações, a propriedade rural onde o animal infectado foi identificado fica próxima a divisa com Humaitá. Com isso a Secretaria Estadual da Agricultura emitiu um novo alerta sanitário para a região, deixando os municípios lindeiros, Coronel Bicaco, São Martinho, Sede Nova, Humaitá, Bom Progresso, Braga, Santo Augusto, Alegria, Miraguaí, Crissiumal, Três Passos e Tenente Portela em estado de atenção. O bovino em questão foi, inicialmente, atendido por um veterinário particular e diante dos sinais clínicos acabou sacrificado.

A confirmação da contaminação pela doença aconteceu na última terça-feira, 29 de agosto. O alerta foi emitido no dia seguinte, 30 de agosto.

A administração municipal de Campo Novo alerta para a necessidade de vacinação dos animais suscetíveis a doença, assim como a revacinação.

Leave a comment