Durante uma coletiva de imprensa, o governador Eduardo Leite anunciou a suspensão as aulas da rede estadual na quinta-feira, 02 de maio, e sexta-feira, 03. A decisão leve em conta o atual cenário climático no Estado, onde vários municípios enfrentam intempéries climáticas.
Leite explicou que a recuperação das aulas será tratada pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc). Por meio das coordenadorias regionais e da Secretaria de Obras Públicas (SOP), a Seduc informou que têm monitorado a situação das escolas nos municípios mais atingidos pelas chuvas.
De acordo com a pasta, até as 18h desta quarta, 315 escolas, em 133 municípios, haviam sido afetadas de alguma forma pelas chuvas. Dessas, 97 foram danificadas.
Em Santo Augusto, um comunicado divulgado pela assessoria de imprensa municipal, informou que as redes na rede municipal de ensino serão mantidas. “No caso de Santo Augusto, entretanto, as 08 escolas da Rede Municipal terão suas aulas mantidas, pois não estamos em situação grave equivalente às localidades que sofrem com enchentes. Administração Municipal e Defesa Civil estarão monitorando a situação, que é de alerta, porém não há justificativa para cancelamento das aulas”, diz.
Dez mortes já foram provocadas pela chuva no RS, segundo balanço da Defesa Civil estadual; pelo menos 21 pessoas estão desaparecidas e 4,4 mil estão fora de casa. O Inmet ampliou em 24 horas o alerta vermelho para temporais no Estado, com vigência até quinta-feira (2)