A ultramaratonista Cledi Lunardi, de São Martinho, escreveu mais um capítulo histórico em sua trajetória ao conquistar o segundo lugar geral na Extremo Sul Ultramarathon, uma das provas de resistência mais duras do país e disputada entre o Chuí, na divisa com o Uruguai, e a praia do Cassino, em Rio Grande.
Esta foi a sexta participação de Cledi na competição — um desafio tão intenso que ela não conseguiu completar o trajeto em três das edições anteriores. Apesar disso, a atleta se consolidou como a mulher com o maior número de participações na história da prova.
Nos anos em que completou o percurso de 226 km, Cledi já havia alcançado resultados expressivos, tendo ficado em 3º lugar (geral), com 51 horas, apenas três minutos atrás da segunda colocada, em 2021; e 3º lugar (geral), 41h43min, ficando atrás da francesa Justine e da brasileira Angelita, com apenas 35 minutos de diferença para o segundo lugar em 2024.
Em 2025, Cledi impressionou ao conquistar o vice-campeonato, cruzando a linha de chegada em 35 horas e 25 minutos, apenas 12 minutos atrás da campeã, Isadora Soares, que venceu com 35h13min. A americana Rachel Belmonte completou o pódio com 38h32min. O tempo de Cledi também se tornou o terceiro melhor da história da prova na categoria feminina — a marca recorde pertence a Ivoneti, que em 2019 concluiu o trajeto em 33h50min.
A edição deste ano também foi a maior já realizada, reunindo 80 participantes de nove países: Brasil, Chile, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, França, Portugal, Singapura e Uruguai. Entre eles, estavam 21 mulheres.
A ultramaratona é reconhecida por suas condições extremas. Realizada ao longo da maior praia do mundo, a prova desafia os atletas com sol intenso durante o dia, frio rigoroso à noite, longos trechos sem qualquer presença humana e um ambiente propenso a alucinações e momentos de profunda reflexão. “Se você não estiver preparado, a praia te engole”, descreve Cledi.
A atleta sonha em competir em Portugal e representar o Rio Grande do Sul e o Brasil em mais uma grande prova. Para isso, busca o apoio de empresas que desejem investir em seu potencial e trajetória. Interessados em apoiar a atleta podem entrar em contato pelo telefone (54) 99625-4302.
O maior jornal da Região Celeiro. Informação, transparência e credibilidade.
Next Post

