AtlasIntel aponta empate técnico entre Lula e Flávio Bolsonaro em eventual segundo turno de 2026

A mais recente pesquisa da AtlasIntel, divulgada nesta quarta-feira (25), aponta um cenário de forte equilíbrio na disputa presidencial. Em uma eventual segunda rodada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 46,2% das intenções de voto, tecnicamente empatado com o senador Flávio Bolsonaro (PL), que soma 46,3%. A diferença está dentro da margem de erro de um ponto percentual.

O levantamento foi realizado entre os dias 19 e 24 de fevereiro, com 4.986 entrevistados, e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-07600/2026. Na rodada anterior, Lula tinha 49,2% contra 44,9% de Flávio, indicando redução da vantagem do petista e avanço do senador.

Em outros cenários de segundo turno, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aparece numericamente à frente de Lula, com 47,1% contra 45,9%. Já em um eventual confronto com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), o presidente registra 47,5%, enquanto ela soma 44,7%.

No primeiro turno, Lula lidera todas as simulações testadas. No principal cenário, o petista alcança 45% das intenções de voto, seguido por Flávio Bolsonaro, com 37,9%. Em janeiro, os percentuais eram de 48,8% e 35%, respectivamente. Em diferentes combinações apresentadas pelo instituto, Lula varia entre 45% e 47%, enquanto Flávio oscila entre 33% e 40%.

Quando o nome testado pelo PT é o do ministro da Fazenda, FernandoHaddad, ele aparece com 39,1%, tecnicamente próximo de Flávio, que registra 37,1%. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), surge em terceiro lugar, com 4,1%.

A pesquisa também mediu rejeição e percepção de medo do eleitorado. Para 47,5% dos entrevistados, a reeleição de Lula é o cenário que mais preocupa. Já 44,9% afirmam temer mais a eleição de Flávio Bolsonaro. Outros 7,1% dizem que ambos os resultados causam igual preocupação.

No índice de rejeição, Lula lidera, com 48,2% afirmando que não votariam nele de jeito nenhum. Flávio aparece logo atrás, com 46,4%, seguido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que soma 44,2%. Entre os nomes com menor rejeição estão Haddad (33,8%), Ciro Gomes (34,4%) e Tarcísio (35,5%).

O levantamento também tem repercussão no mercado financeiro, que acompanha de perto os indicadores de popularidade e competitividade eleitoral. Analistas avaliam que sinais de maior desaprovação ao governo podem influenciar expectativas econômicas, especialmente em relação ao compromisso com o equilíbrio fiscal e às decisões de política econômica nos próximos meses.

Foto: Poder 360

Leave a comment
error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do Jornal O Celeiro.