Foi concluído na madrugada desta sexta-feira, 10 de abril, o julgamento que teve início no dia anterior, no Fórum da Comarca, envolvendo a morte de Roque Francisco Unser. O júri se estendeu por cerca de 12 horas.
O caso remonta ao dia 30 de setembro de 2016, quando a vítima foi morta por volta das 21h, na localidade de Santa Lúcia, interior do município de São Martinho/RS. Três homens — Claudimar Gubiani, Leandro Rodrigues da Silva e Volnei Vicente Deves — eram acusados de participação no crime, classificado como homicídio qualificado por motivo torpe e emboscada.
Durante a sessão, o processo foi apresentado a sete jurados, cidadãos da comarca responsáveis por analisar as provas e decidir, por maioria de votos e de forma secreta, o desfecho do julgamento.
A acusação foi conduzida pelo promotor de Justiça, Dr. Danilo Oliveira Carilli, com atuação da assistente de acusação, Dra. Fernanda Regina Unser. A defesa de Claudimar Gubiani ficou a cargo do advogado Dr. Luiz Gustavo Lippi Sarmento. Já Leandro Rodrigues da Silva e Volnei Vicente Deves foram defendidos pelos advogados Dr. Vanderlei Pompeo de Mattos e Dr. Guilherme Rafael Kondra Pompeo de Mattos.
Os trabalhos foram presididos pelo juiz de Direito, Dr. Marcio da Silva Canosa.
Ao final da votação dos quesitos, o Conselho de Sentença decidiu pela absolvição dos três réus.
