A AME+ Santo Augusto juntamente com o Centro TEAbraça, promoveram na noite desta segunda-feira (4), no auditório do Sicredi, uma roda de conversa dedicada exclusivamente a pais atípicos. O evento foi marcado por quatro relatos comoventes que emocionaram o público e abriram espaço para uma profunda reflexão sobre os desafios e conquistas da paternidade atípica.
Segundo a presidente da AME+, Castieli Bonmann, o encontro foi pensado especialmente para os pais, com o objetivo de proporcionar acolhimento e escuta ativa. “Foi o primeiro momento pensado para eles, para que fossem ouvidos, abraçados, sem a necessidade de manterem-se fortes o tempo inteiro. Os pais também têm medos, angústias e vitórias para compartilhar”, destacou.
A atividade superou as expectativas dos organizadores. Pais vinculados às associações AME+ e TEAbraça, além de profissionais da saúde e educação, marcaram presença no auditório. “Sentimos que os pais ainda estão muito bloqueados emocionalmente. Este momento foi único, necessário e simbólico para todos nós”, completou Castieli.
Durante a roda de conversa, quatro pais compartilharam suas experiências com a atipicidade de seus filhos, emocionando a todos os presentes. Ao final, cada pai recebeu um presente surpresa preparado pelas mães e crianças das associações, em um gesto de carinho e reconhecimento.