“Acordeon Sem Fronteiras: Chamamé no Ritmo do Sul” chega nesta sexta-feira em Santo Augusto
A apresentação gratuita acontece no CTG Pompílio Silva e celebra a cultura musical da região de fronteira
Nesta sexta-feira, 22 de agosto, às 20h, o CTG Pompílio Silva, em Santo Augusto (RS), será palco do projeto “Acordeon Sem Fronteiras: Chamamé no Ritmo do Sul”. Com entrada gratuita e aberta ao público, o evento faz parte de uma série de apresentações que exaltam o chamamé — ritmo tradicional das regiões de fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai.
Idealizado por Desidério Souza, o projeto prevê seis apresentações musicais em diferentes municípios gaúchos, promovendo intercâmbios culturais e destacando o acordeon como símbolo da identidade sulista e da cultura fronteiriça.
Mais do que shows, a proposta envolve experiências imersivas, com músicos consagrados que compartilham seus saberes e histórias. O público terá a oportunidade de vivenciar uma expressão musical carregada de memórias, afetos e tradições. “Mais do que um espetáculo musical, o projeto é uma ponte entre culturas. O chamamé carrega memórias, afetos e histórias que atravessam gerações. E é isso que queremos compartilhar com o público de cada cidade”, afirma o idealizador.
A iniciativa foi aprovada pelo edital da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), com financiamento do Pró-Cultura RS e do Governo do Estado, e realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal. De julho a setembro, o projeto percorre os municípios de Porto Alegre, Canoas, Guaíba, Passo Fundo, Santo Augusto e Tupanciretã.