Abertura Nacional da Colheita do Trigo será lançada na Expointer 2025

Evento será lançado em Esteio com Canal Rural e Cotricampo, reunindo autoridades e lideranças do setor para debater autossuficiência do trigo.

O Canal Rural e a Cotricampo irão anunciar, durante a Expointer 2025, o projeto da Abertura Nacional da Colheita do Trigo. O lançamento está marcado para a próxima segunda-feira, 1º de setembro, às 18h30, na Casa Canal Rural, no Parque Assis Brasil, em Esteio, reunindo autoridades, lideranças do agronegócio e representantes de diversos elos da cadeia tritícola.

A iniciativa, fruto de uma parceria inédita, busca fortalecer a triticultura brasileira e ampliar os debates sobre políticas públicas voltadas ao setor. Para Gelson Bridi, presidente da Cotricampo, o país precisa de espaços permanentes de diálogo para alcançar a autossuficiência na produção de trigo ou, pelo menos, reduzir a dependência das importações.

Giovani Ferreira, do Canal Rural, reforça que o tema está diretamente ligado à segurança alimentar nacional. “O Brasil se apresenta como celeiro do mundo, mas ainda importa quase metade do trigo que consome”, observa. A estimativa atual de produção é de 7,8 milhões de toneladas, número abaixo do recorde de 10,5 milhões registrado na safra 2021/22. O Rio Grande do Sul responde por quase metade do cultivo nacional, e os três estados do Sul concentram cerca de 85% da produção.

Na região de atuação da Cotricampo, que abrange 21 municípios, o cenário é de estabilidade na área cultivada, favorecendo boas perspectivas para a indústria de moagem da cooperativa, responsável pela produção das farinhas Cotricampo.

A cerimônia oficial da Abertura Nacional da Colheita do Trigo acontecerá no dia 9 de outubro, no campo experimental da Cotricampo, em Campo Novo, às margens da ERS-518, em conjunto com mais uma edição do Dia de Campo Trigo.

Com informaçoes de Ana Paula Rodrigues (Canal Rural) e Vinicius Araujo (Comunicação Cotricampo)

Leave a comment
error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do Jornal O Celeiro.