“A cada filho, a experiência é única”

Dominar a arte de conciliar dois mundos distintos – a maternidade e o empresarial – é um dos maiores desafios da mulher moderna. Para tanto, valendo-se de coragem, sensibilidade e determinação, elas encontram um ponto de equilíbrio em meio ao caos, criando um novo caminho e revelando a verdadeira força do universo feminino, o ser mãe.

A empresária de Santo Augusto, Jussara da Rocha vivencia esse desafio todos os dias. Para ela, falar dos filhos é algo emocionante, que dá brilho aos olhos e orgulho pelo caminho traçado até aqui. Ela sonhava em ser mãe, título conquistado aos 26 anos com o nascimento do pequeno Caetano, hoje com 6 anos. Contudo, em seu coração Jussara nutria o desejo de ter dois filhos, o que, por coincidência, realizou-se quatro anos depois, com a chegada de Vicente (hoje com 2 anos), completando a família. “Ser mãe sempre foi um sonho, e felizmente pude realizar. Porém, ao mesmo tempo, lutava pela minha independência, buscando evoluir como mulher e me realizar profissionalmente. Hoje vejo que sou realizada em ambos”, reflete a empresária.
Na chegada do primeiro filho, Jussara contou com o apoio incondicional da sua mãe, o que para ela foi fundamental. “Foi uma fase leve, bonita. Lembro como se fosse ontem o jeito que ela me olhava, com admiração, carinho, empatia, um olhar especial de mãe”, relata. Já na vez do pequeno Vicente, a experiência foi diferente. “Ali eu já me sentia uma nova mulher. Mais forte, mais segura. Vivi uma conexão ainda mais profunda com meu companheiro. A maternidade nos uniu de uma forma intensa e bonita, pois foi uma decisão que tomamos juntos”, comenta.
Contudo, ser colo e abrigo para duas crianças é um desafio vivido por inúmeras famílias brasileiras, e conciliar a carga laboral com as atividades diárias de uma mãe e dona de casa, nem sempre é algo leve de viver. A fim de vencer as adversidades do contexto, Jussara tomou a decisão de empreender. “Lancei-me no empreendedorismo, algo novo e desafiador, mas que me trouxe uma identificação enorme. Aprendi, cresci, conquistei clientes e amigos maravilhosos — e o mais importante: pude viver tudo isso com meus pequenos juntinho de mim”, relata.
Para ela, maternar é uma jornada de constante aprendizado. “Assim como os filhos crescem, a mulher também cresce ao se tornar mãe. A gente não nasce sabendo tudo, aprende no dia a dia, com cada sorriso, cada choro, cada novo passo dos filhos, e também com nossos próprios tropeços”, coloca.
Entre a realização de um sonho e o enfrentamento diário de tantos papéis, Jussara encontrou no amor, no afeto e na determinação os pilares da sua trajetória. “O nascimento dos meus filhos foi mágico. O primeiro choro, o primeiro olhar… são momentos que ficam eternizados no coração. A maternidade me transformou. E, todos os dias, sigo me descobrindo, me adaptando e me fortalecendo nesse caminho que é ser mãe”, finalizou.

Leave a comment