A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil emitiu, neste sábado (10), um aviso hidrometeorológico de nível laranja (alerta), válido até o dia 12 de outubro. O alerta indica risco de tempestades com intensas rajadas de vento, queda de granizo e chuva forte em diversas regiões do Rio Grande do Sul, incluindo a Região Celeiro.
De acordo com o Centro de Monitoramento da Defesa Civil (CMDEC), o avanço de uma frente fria pelo Estado deve favorecer a formação de um ciclone extratropical próximo à costa do Uruguai, provocando instabilidade e aumentando o risco de temporais.
Na Região Celeiro, o alerta é de chuvas intensas, ventos fortes e possibilidade de queda de granizo, especialmente entre este sábado e a segunda-feira (12). Também há risco de alagamentos e enxurradas pontuais em áreas mais vulneráveis.
A Defesa Civil recomenda que a população evite locais abertos durante as tempestades, não busque abrigo sob árvores, desligue aparelhos elétricos e redobre os cuidados no trânsito em caso de chuva forte.
O órgão reforça que a situação está sendo monitorada e novas atualizações poderão ser divulgadas conforme a evolução do cenário.