Polícia Civil deflagra Operação Cavalo de Troia em Crissiumal e prende suspeitos por tráfico e extorsão
Nesta quinta-feira, 3 de julho de 2025, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio da Delegacia de Polícia de Crissiumal, realizou uma ação de repressão qualificada ao crime, com foco no combate ao tráfico de drogas e à extorsão. A operação, batizada de Cavalo de Troia, foi coordenada pelo delegado William Garcez.
Durante a ofensiva policial, foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva expedidos a partir de uma investigação conduzida pela equipe local. Além das prisões decretadas judicialmente, um dos alvos foi detido em flagrante por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo, com a agravante de a arma estar com a numeração suprimida.
As ações resultaram ainda na apreensão de diversos materiais ilícitos, incluindo entorpecentes, arma de fogo, munições, dinheiro em espécie, balança de precisão e celulares dos investigados — elementos que reforçam os indícios criminais e darão suporte às próximas etapas da investigação.
As prisões ocorreram majoritariamente em Crissiumal, com exceção de uma mulher que foi localizada e detida na cidade de Ijuí. Após os procedimentos de praxe na esfera da polícia judiciária, os presos serão encaminhados ao Presídio Estadual de Três Passos, onde permanecerão à disposição da Justiça. A investigada detida em Ijuí será recolhida à penitenciária feminina local.
A operação contou com o apoio de diversas forças de segurança da região. Participaram agentes das delegacias de Humaitá, Miraguaí, Três Passos, Redentora, Coronel Bicaco, Tenente Portela, Barra do Guarita, Campo Novo, Chiapeta, São Martinho e Santo Augusto, além do Setor de Inteligência Policial e Análise Criminal (SIPAC) da Delegacia Regional de Três Passos e de Ijuí. A Brigada Militar contribuiu com a Força Tática e a Polícia Penal de Santa Rosa atuou com sua equipe K9, utilizando um cão farejador especializado.