Declaração de Leite sobre apoio à escola de samba Portela no Carnaval de 2026 gera reações nas redes sociais

O governador Eduardo Leite confirmou, na última segunda-feira, que o Rio Grande do Sul dará um apoio financeiro à escola de samba Portela, do Rio de Janeiro, para o desfile do Carnaval de 2026. A agremiação carioca fará uma homenagem à cultura afro-gaúcha, com destaque para o Príncipe Custódio — figura histórica de origem africana que ganhou relevância política e religiosa em Porto Alegre no início do século XX.

Em entrevista ao jornal A Hora, Leite esclareceu que o Estado não arcará com todos os custos da escola, mas contribuirá com um aporte. “O Estado não irá bancar todo o desfile, mas deverá ajudar de alguma forma, inclusive financeiramente. Essa não é uma situação inédita, pois já apoiamos diversos eventos que são relevantes para a nossa identidade e visibilidade”, afirmou o governador.

O anúncio gerou intensa repercussão nas redes sociais. Enquanto muitos destacaram a importância da visibilidade nacional para a cultura afro-gaúcha e celebraram a parceria com uma das mais tradicionais escolas de samba do país, outros questionaram a destinação de recursos públicos para uma escola do Rio de Janeiro, argumentando que o montante poderia ser investido em setores mais urgentes dentro do próprio estado.

Apesar das discussões, o tema está, por ora, fora da pauta no Palácio Piratini. O governo afirmou que, diante das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul, a prioridade neste momento está voltada totalmente para ações de enfrentamento às consequências dos temporais e apoio às comunidades afetadas.

Foto: Divulgação/Portela / Porto Alegre 24 horas

Leave a comment
error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do Jornal O Celeiro.