MIDR reconhece situação de emergência cinco municípios da região

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, hoje, segunda-feira, 12 de maio, a situação de emergência vivenciada por 27 cidades dos Estados do Ceará, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

Passam por um período de estiagem os municípios de Chiapetta, Redentora, São Martinho, Tiradentes do Sul e Três Passos – estes localizados na Região Celeiro. Ainda no Estado gaúcho, Água Santa, Condor, Herval, Ibiaçá, Ijuí, Jaboticaba, Lagoa Vermelha, Mata, Nova Boa Vista, Pedras Altas, Selbach, Tapera, Vanini e Vicente Dutra, os quais também obtiveram os suas situações reconhecidas.

Da Região Celeiro, os municípios de Campo Novo, Derrubadas, Coronel Bicaco, Barra do Guarita, Braga, Miraguaí, São Valério do Sul, Inhacorá e Esperança do Sul já haviam obtido o reconhecimento federal. Já, Sede Nova, Crissiumal, Bom Progresso, Santo Augusto, Tenente Portela e Humaitá estão aguardando o reconhecimento.

Segundo informações, agora, as prefeituras já podem solicitar recursos do Governo Federal para ações da defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, além de kits de limpeza de residências, higiene pessoal, entre outros.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Leave a comment