APAE de Coronel Bicaco promoveu I Seminário TEA

Evento destacou a importância do acolhimento e da troca de experiências para além do diagnóstico do autismo, com apoio da administração municipal

Com o tema “Vivências e reflexões – um olhar além do diagnóstico e do Transtorno do Espectro Autista”, a APAE de Coronel Bicaco realizou, na sexta-feira, 25 de abril, o I Seminário TEA, reunindo mais de 400 participantes nas dependências do CTG Tropeiros de Campo Santo. O evento contou com o apoio da administração municipal e atraiu público de 12 municípios da região, entre eles Braga, Redentora, Miraguaí, Campo Novo, Chiapetta, Crissiumal, Palmeira das Missões, São Pedro das Missões, São Martinho, Bom Progresso, Tenente Portela e Três Passos.
Idealizado pela APAE com o objetivo de ampliar o diálogo e a conscientização sobre o autismo, o seminário teve como proposta envolver não apenas profissionais da saúde e da educação das redes municipal e estadual de ensino, como também servidores públicos e familiares de pessoas com TEA. “A escolha do tema surgiu a partir da percepção diária de que pessoas com autismo ou qualquer outra deficiência são muito mais que seus diagnósticos”, explicou a equip organizadora.
A cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito de Coronel Bicaco, Arleu Valadar Machado, que parabenizou os organizadores, elogiou os profissionais que atuam com pessoas com TEA e reforçou a necessidade de fortalecimento das políticas públicas voltadas à causa. Também participaram o vice-prefeito, Paulo Hermel, e os secretários municipais de Saúde, Luciano Garcia; da Administração, Edi Weber do Amaral; da Educação, Caroline Dela Flora; e da Fazenda, Fernando Knop.
A programação do seminário se estendeu ao longo de todo o dia, com palestras ministradas pela fonoaudióloga Luana Balestrin, pelo pai atípico Jaqueson Luiz Santos e pelo doutor em Educação Jorge Trevisol. Também houve apresentações culturais dos alunos da APAE, com destaque para a música Rap do Autismo – Tudo é Possível, coreografada pelo professor Wanderson Coimbra, além da participação do jovem autista Diogo da Rosa Moreira, que encantou o público com seus desenhos e histórias autorais.
A diretoria da APAE agradeceu a presença de todos, especialmente das APAEs da região, dos profissionais da saúde, educação e comunidade. “O I Seminário TEA superou nossas expectativas, tanto de público como a aceitação dos palestrantes presentes, pois tudo foi pensado para que este momento trouxesse conhecimento, informação e alento aos corações dos participantes”, destacou a equipe organizadora.

Subsídio aos pacientes com TEA em Coronel Bicaco
De acordo com informações, o município tem fornecido transporte até o CAS em Palmeira das Missões para os bicaquenses com TEA. Lá, além da análise para diagnosticar o autismo, ainda são efetuados os atendimentos médicos e terapias. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza ainda atendimento individual psicológico e psicossocial aos autistas, de segunda a sexta-feira. Uma equipe da SMS é a responsável por fazer os encaminhamentos antes e depois do diagnóstico, ou seja, preenchimento do formulário, aplicação do miniTEA e realização do checklist.

Grupo Pais e Amor
A SMS mantém o grupo terapêutico de saúde mental “Pais e Amor” – direcionado para progenitores e familiares de autistas. Nos encontros que acontecem uma vez por mês, os integrantes recebem orientações, assistem palestras, compartilham experiências e desenvolvem atividades voltadas à saúde mental.

Leave a comment