Uma reunião realizada na tarde da última quinta-feira, 10 de abril, em Barra do Guarita, reuniu lideranças políticas e empresariais do Noroeste do Rio Grande do Sul e do Oeste de Santa Catarina para tratar do andamento do projeto de construção da ponte sobre o Rio Uruguai, que ligará os municípios de Barra do Guarita (RS) e Itapiranga (SC).
Promovido pelo Movimento Pró-Ponte, o encontro teve como objetivo alinhar estratégias de mobilização e articulação política para garantir a execução da obra, considerada estratégica para o desenvolvimento regional. Estiveram presentes representantes de entidades como Amuceleiro, AMEOSC, AMUFRON, ANZOP, AMUPLAM, FACISC, FEDERASUL, FAMURS, Rota do Yucumã, ASSEMIT e CACIS, além de autoridades locais, regionais e apoiadores da causa.
Com o projeto executivo já concluído, a construção da ponte aguarda agora a finalização de estudos ambientais complementares, exigidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Os levantamentos, que abrangem fauna e flora na área do Remanso do Rio Uruguai, devem durar cerca de 10 meses e estão previstos para serem concluídos até o final de 2025. A obra está sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio da superintendência de Santa Catarina. A expectativa é de que a licitação ocorra em 2025, com início das obras em 2026.
O custo estimado da ponte é de R$ 150 milhões, valor que pode chegar a R$ 400 milhões com a inclusão de obras complementares, como anéis viários e contornos urbanos. Em Itapiranga, o DNIT já conduz o projeto de desvio da SC-163. Projetos semelhantes estão previstos para os municípios de Iporã do Oeste e Descanso, embora ainda dependam de iniciativas do governo estadual.
Durante o encontro, o presidente da Amuceleiro e prefeito de Redentora, Malberk Knust Dullius, ressaltou a importância da ponte para a integração regional e os impactos positivos que a obra trará à economia local e estadual. Já o presidente do Movimento Pró-Ponte, Rodrigo Locatelli Tissot, destacou que o projeto está na fase final de aprovação pelo DNIT e reforçou a necessidade de manter a mobilização junto ao Ministério dos Transportes, onde deve acontecer uma reunião nas próximas semanas, reunindo parlamentares das bancadas gaúcha e catarinense, para garantir recursos no orçamento da União de 2026.
A ponte entre Barra do Guarita e Itapiranga é uma demanda histórica da região e representa um passo decisivo para substituir a atual travessia por balsa. Além de melhorar a conectividade entre os dois estados, a obra deverá impulsionar os setores da agricultura, agroindústria, comércio e turismo, promovendo avanços logísticos, sociais e econômicos.