A afirmação é do prefeito de Esperança do Sul, Ademir da Cruz (MDB), eleito no pleito de 2024, ao lado do também emedebista, Erani Muller (Zoio), durante uma entrevista concedida ao jornal O CELEIRO nessa semana. A dupla falou sobre prioridades de governo, dificuldades e o expressivo resultado das urnas.
Confira a entrevista.
JC: Ademir, é a primeira vez que você concorreu a prefeito municipal. Como estão sendo esses teus primeiros dias de mandato?
Ademir: “Sim, foi minha primeira candidatura como prefeito e hoje estou na função, assim como também é a primeira vez do nosso vice, Irani. Tenho 23 anos de experiência na vida pública, em cargos comissionados ou eletivos. Fui vereador, presidente da câmara e estive quase oito anos como secretário de saúde na gestão anterior. Estar agora à frente do Executivo é um desafio e uma grande responsabilidade”.
JC: Como foi o processo de transição entre a gestão passada e a atual?
Ademir: “Fizemos um processo de transição bem estruturado. A antiga administração se colocou à disposição e conseguimos receber todos os informes necessários. Isso nos ajudou bastante a dar continuidade aos trabalhos, mesmo que os desafios tenham sido grandes”.
JC: Vocês tiveram um número expressivo de votos nas últimas eleições. Como foi receber esse resultado?
Ademir: “Foi muito gratificante. Durante a campanha, percebemos um grande apoio da população, mas nunca se pode ter certeza até o resultado final. Essa vitória expressiva, com cerca de 85% dos votos, nos confirmou que o trabalho que fiz como secretário de saúde e o que meu vice fez como vereador foram reconhecidos. Também aumenta nossa responsabilidade de cumprir com tudo aquilo que prometemos no nosso plano de governo”.
JC: Começo de mandato geralmente envolve questões organizacionais. Quais vocês acreditam que serão os maiores desafios desse período?
Ademir: “Iniciamos a gestão enfrentando uma grande estiagem, o que é sempre um desafio para os municípios da nossa região. Além disso, encontramos o parque de máquinas necessitando de muitos reparos. Precisamos contratar uma terceirizada para manter as estradas em boas condições, principalmente com o início do ano letivo. Esses problemas estruturais demandam tempo e recursos, mas estamos trabalhando para superá-los”.
JC: Sobre a composição da equipe, vocês já nomearam todos os secretários? Houve alguma novidade?
Ademir: “Sim, montamos uma equipe comprometida e experiente. Nosso foco é trazer novas ideias e melhorar cada vez mais a gestão, sempre priorizando o atendimento às demandas da população. Estamos trabalhando juntos para superar os desafios iniciais e implementar as ações do nosso plano de governo”.
JC: Como está a situação econômica da prefeitura?
Ademir: “Hoje estamos trabalhando para manter as contas em dia, um equilíbrio entre aquilo que arrecadamos e o que gastamos. Sabemos que 2025 será um ano muito difícil, em virtude da seca que acometeu as lavouras precoces da soja deste ano. Estimamos que mais de 40% do cultivado tenha sido comprometido, e irá refletir na nossa economia”.
JC: Quais serão as principais prioridades do seu governo?
Ademir: “A nossa principal prioridade será o bom atendimento aos nossos munícipes. Queremos manter um bom diálogo com as pessoas. Sermos receptivos, complacentes, humanos, empáticos, acolhedores, escutar os nossos munícipes. Essa é a marca que queremos deixar para a nossa população”.
JC: Quais serão as prioridades do seu governo?
Ademir: “Com certeza será saúde, educação e agricultura. Porém, teremos um cuidado especial em todas os setores. Para nós, todas as áreas são prioridades”.
JC: O que a comunidade pode esperar do seu governo?
Ademir: “A comunidade pode esperar muito trabalho, comprometimento, humanização, força de vontade, empenho, dedicação. Tudo aquilo que nós levamos à comunidade durante o período eleitoral, será nossa meta tirar do papel e tornar realidade, sempre com muito diálogo, ouvindo a nossa população, buscando atender as suas necessidades”.