A Associação Causa Animal recebeu novos pedidos de ajuda de tutores por suspeita de envenenamento de animais nos bairros São João e, novamente, Getúlio Vargas. Os casos chamam atenção pela gravidade e pela repetição das ocorrências.
De acordo com a entidade, uma cadelinha morreu em decorrência do possível envenenamento. Em outro caso, um gato segue lutando pela vida, recebendo atendimento e cuidados. A associação ressalta que se tratam de vidas inocentes interrompidas por um ato cruel e covarde.
A Associação Causa Animal reforça que envenenar animais é crime. Conforme a Lei Federal nº 9.605/1998, em seu artigo 32, praticar maus-tratos, ferir ou mutilar animais configura crime ambiental. Com a atualização da legislação por meio da Lei nº 14.064/2020, a pena para crimes cometidos contra cães e gatos passou a ser de 2 a 5 anos de reclusão, além de multa e proibição da guarda de animais.
A entidade destaca que situações como essas não podem ser tratadas como brincadeira ou problema de vizinhança, mas sim como crime, violência e crueldade. Diante dos fatos, a associação faz um apelo para que a população denuncie qualquer informação que possa ajudar a identificar os responsáveis.
A orientação é clara: não se calar. Segundo a associação, o silêncio contribui para que novos casos ocorram. O objetivo é proteger quem não pode se defender e dar um basta à crueldade contra os animais.
