Antes mesmo da realização das convenções, data em que os candidatos são de fato definidos durante um processo eleitoral, acontecem os diálogos dentro de todas as siglas partidárias, seja para colocar nomes à disposição e até mesmo para definir possíveis coligações. Recentemente, dois nomes de extensa trajetória no universo político se colocaram como pré-candidatos ao Palácio Piratini pelo Partido Progressistas/RS: Ernani Polo e Covatti Filho.
A “competição” interna na sigla tem ganhado contornos externos, com a movimentação em busca das bases aliadas e dado conotação de um possível racha dentro do partido, afirmação essa negada por ambos os pré-candidatos. “Há posicionamentos divergentes que acontece normalmente em todas as agremiações”, afirmou Ernani Polo em entrevista a Jovem Pam Missões na última quinta-feira, 29 de janeiro.
Ainda segundo ele, a palavra da vez é o diálogo. “O diálogo é fundamental na política. Estamos abertos para construir o melhor caminho. Queremos que o Progressistas seja protagonista neste processo de formação de chapa”, destacou. Para tanto, Ernani defendeu a realização de pré-convenções, uma espécie de termômetro interno dentro do partido, que daria voz a mais de 1 mil filiados ao Progressistas.
Questionado sobre a possibilidade de uma migração para o PSD, atual partido do governador Eduardo Leite, Polo foi enfático ao afirmar ser pré-candidato pelo Progressistas. “Durante este período surgem muitas narrativas. Mas eu sou pré-candidato ao governo do Estado pelo Progressistas”, garantiu.
Há que se considerar que até poucos meses, o partido garantia apoio ferrenho ao MDB e a possível candidatura ao governo do Estado, tendo como nome o atual vice-governador Gabriel Souza. “No que depender da família Covatti e no que depender do Progressistas, capitaneado aqui pelo prefeito Orlando (Girardi, de Frederico Westphalen) e demais prefeitos, o maior número de prefeitos do Rio Grande do Sul, e agora capitaneados pela União Progressista, pelo presidente Covatti Filho, nós não vamos dar marcha ré no Rio Grande do Sul. Nós vamos continuar fazendo mais e melhor para o Rio Grande do Sul”, disse Covatti. O ato ocorreu durante a Expofred, em maio. Contudo, uma reunião realizada no último dia 20 contradisse tais afirmações, visto o anúncio de uma possível coligação com o Partido Liberal de Luciano Zucco.
Após o desfecho, Covattinho reconheceu que se trata apenas de indicativos, já que apenas a convenção tem prerrogativa para definir o caminho do PP na disputa. Zucco, no entanto, destacou que o prazo até a convenção é muito longo, e que a parceria entre o PL e o PP precisa ser oficializada em março, ainda antes do período convencional.
O maior jornal da Região Celeiro. Informação, transparência e credibilidade.
Prev Post
