A região deverá ter pelo menos quatro representantes no pleito deste ano. Até o momento, o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul e deputado estadual Ernani Polo, o empresário Paulo Opus Dei, o deputado federal Darci Pompeo de Mattos e o deputado estadual Aloísio Classmann já anunciaram suas respectivas pré-candidaturas. Polo disputa uma corrida interna com a intenção de concorrer ao governo do Estado; Paulo Opus Dei busca uma vaga na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul; Pompeo de Mattos e Classmann devem tentar a reeleição.
Ernani Polo iniciou sua trajetória política em Santo Augusto, tendo como referência diversas pessoas de sua família, entre elas o pai, que foi prefeito do município. O santo-augustense foi vereador e exerce o terceiro mandato como deputado estadual do Rio Grande do Sul. Ao longo desses anos, também atuou como secretário estadual de Agricultura e, mais recentemente, como secretário de Desenvolvimento Econômico, cargo que deixará nesta segunda-feira, 12 de janeiro. O político é filiado ao Progressistas, sigla que, até o momento, também anunciou o nome do ex-deputado federal e presidente estadual do partido, Covatti Filho.
Paulo Opus Dei, por sua vez, busca uma vaga como deputado estadual desde 2018, quando concorreu pela primeira vez. Segundo ele, a presença de representantes da região em cargos eletivos fortalece o interior e amplia o debate político. Em 2018, quando concorreu pelo MDB, obteve 15.937 votos. Já em 2022, pelo PSC, alcançou 13.765 votos, ficando como suplente. Agora filiado ao Podemos, acredita que o novo cenário político e a reorganização partidária podem abrir novas oportunidades para sua candidatura.
Além disso, o atual deputado federal Darci Pompeo de Mattos (PDT) e o deputado estadual Aloísio Classmann (UB) devem disputar a reeleição.
O campo-novense Aloísio Classmann iniciou sua vida pública aos 19 anos, em 1976, quando foi eleito vereador de São Martinho. Permaneceu no cargo por três mandatos consecutivos, inicialmente filiado à Arena e, posteriormente, ao PDS. Em seguida, foi eleito prefeito da Cidade das Flores pelo PDS. Em 1994, elegeu-se deputado estadual pelo PTB para a 49ª Legislatura (1995–1999), iniciando uma longa trajetória no parlamento gaúcho. Desde então, foi reeleito consecutivamente para todos os mandatos subsequentes. Ainda não há confirmação se Classmann buscará a reeleição pelo União Brasil, já que recebeu convites do Republicanos e do PSD.
O santo-augustense Pompeo de Mattos também deve disputar a reeleição, na esfera federal. Ele foi eleito vereador e prefeito de Santo Augusto pelo PDT. Atuou como deputado estadual e, em 1994, foi reeleito como o mais votado do partido. Pompeo elegeu-se deputado federal na eleição de 1998. Em 2002, foi admitido à Ordem do Mérito Militar, no grau de Comendador Especial, pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. Em 2014, voltou a disputar o cargo de deputado federal e foi eleito.
O maior jornal da Região Celeiro. Informação, transparência e credibilidade.
