Dezenas de estudantes da Região Celeiro participaram neste domingo (9) da primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. A prova, aplicada em todo o país, teve início às 13h30 e segue até as 19h (horário de Brasília), reunindo questões de Linguagens, Códigos e Ciências Humanas, além da redação.
O exame é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada, e uma redação em língua portuguesa. No total, neste primeiro dia, os candidatos têm 5 horas e 30 minutos para responder a 90 questões e desenvolver o texto dissertativo-argumentativo.
O tema da redação deste ano foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, divulgado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, na rede social X. A redação vale de 0 a 1.000 pontos e deve ser escrita com base em textos motivadores e conhecimentos adquiridos ao longo da formação escolar.
Entre os estudantes da região que participaram da prova está Gabrielli Paulus, aluna do segundo ano do ensino médio, que conversou com a reportagem do Jornal O Celeiro logo após o exame. Para ela, o tema da redação foi acessível e atual:
“É um tema que não é difícil. É amplamente abordado por muitas mídias e abre diferentes possibilidades de expressão”, comentou a estudante, que ainda cursará o terceiro ano, mas já pensa no futuro, cogitando seguir carreira em Direito ou Psicologia.
Gabrielli Paulus com a prova do Enem
Além da redação, os conteúdos cobrados neste domingo envolveram língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, história, geografia, filosofia, sociologia, educação física e tecnologias da informação e comunicação.
Com informações do portal Agência Brasil.
Foto destaque: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

