Eleição suplementar de Braga será disputada entre irmãos
Uma situação atípica acontece no município de Braga. Pela primeira vez em sua história, passarão por uma eleição suplementar, a qual tem por objetivo preencher a vaga deixada pelo ex-vereador, Bolívar Della Libera (Progressistas), falecido em julho deste ano. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 3 mil pessoas são consideradas aptas a votar, destas, 2.450 possuem obrigatoriedade de voto, ou seja, devem comparecer às urnas.
O pleito está previsto para ser realizado no dia 07 de dezembro. O prazo final para as convenções partidárias encerrou no dia 29 de outubro. No dia 1º de novembro, foi o encerramento do período para registro das candidaturas. Desde o dia 4 de novembro, os nomes oficialmente registrados passaram a integrar as listas de possíveis entrevistados em pesquisas eleitorais.
Conforme o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), os eleitores deverão retornar às urnas para escolher entre dois candidatos do mesmo partido e da mesma família — os irmãos Vitória Caroline Della Libera (11.000) e Everton Della Libera (11.678), ambos filhos do vereador falecido, Bolívar Della Libera, estes filiados ao Partido Progressistas (PP).
A família Della Libera possui lastro na política braguense. Além do falecido Bolívar Della Libera, a viúva, Inez Teresinha Lorenzatto Della Libera também exerce mandato como vereadora, na legislatura 2025/2028, sendo que, esta, já esteve como vice-prefeita municipal, entre 2017/2020. Agora, os filhos do casal, Vitória Caroline e Everton Della Libera disputam a vaga deixada pelo pai. “O momento é de alegria e tristeza ao mesmo tempo. Porém, também é momento de assumir uma grande responsabilidade. Meu pai batalhava bastante pelos munícipes de Braga e, além disso, lutava pelas causas sociais das classes mais humildes pelo bom andamento da sociedade”, colocou o pré-candidato Everton Della Libera. “Acredito também, que por ser advogado, e por estar sempre lutando pelos direitos dos cidadãos, tenho esse sentimento e essa vontade de trabalhar pelo nosso município”, acrescenta Everton. Atualmente, Braga estão sob gestão do prefeito, Sadi Henrique Della Libera, tio dos pré-candidatos, irmão do falecido.
Bolívar Della Libera (Progressistas) ocupava uma cadeira no legislativo municipal desde 2012, ou seja, cumpria o seu 4º mandato como vereador do município de Braga. A cada eleição o ex-vereador sempre figurava entre os quatro candidatos mais votado.
“Este pleito eleitoral está sendo único para todos os munícipes de Braga em especial para nossa família. Também é motivo de muito orgulho, pois sei que sempre lutaram e ajudaram quem precisava. Ao mesmo tempo sentimos tristeza pelo falecimento do meu pai, que foi um grande homem e exemplo pra mim. Não contávamos com todos os acontecimentos, mas devemos aceitar as decisões de Deus”, coloca a pré-candidata Vitória Caroline Della Libera. “O interesse na política vem de berço, tanto de pai quanto de mãe, cresci acompanhando meus pais trabalhando por melhorias para nosso município, sempre ajudando entidades e servindo a comunidade. Por isso eu e meu irmão estamos nessa juntos, isso não é uma disputa e sim união, para continuarmos o legado do nosso pai, trabalhar pela nossa comunidade e trazer melhorias para todos os setores”, discorreu. “Se assim for eleita, podem ter certeza que estarei trabalhando, buscando cada vez mais recursos e em especial para nossa saúde, pois sou farmacêutica e sei o quanto é importante. Farei um trabalho sério, honesto e com competência, sei que de onde meu pai estiver terá muito orgulho”, garante.
Conheça os candidatos
Vitória Caroline Della Libera (11.000) — Nascida em 25 de maio de 2000, em Braga, é farmacêutica, possui ensino superior completo e é solteira. Declarou ao TRE-RS R$ 129.440,19 em bens.
Everton Della Libera (11.678) — Nascido em 20 de maio de 1992, também em Braga, é advogado, casado e possui ensino superior completo. Informou à Justiça Eleitoral R$ 1.162.533,64 em bens.
