Na manhã desta quarta-feira (29), o Grêmio recebeu oficialmente da CBF o troféu da Supercopa do Brasil de 1990, em uma cerimônia especial realizada na Arena. O presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Samir Xaud, fez a entrega da taça ao presidente gremista, Alberto Guerra, em um ato que simboliza uma reparação histórica por parte da entidade.
O título, conquistado em confrontos contra o Vasco da Gama — campeão brasileiro de 1989 —, havia sido obtido pelo Tricolor após vitória por 2 a 0 no Estádio Olímpico e empate em 0 a 0 em São Januário. Na época, por falta de datas no calendário, ficou acordado que os jogos entre as equipes pela Libertadores de 1990 valeriam também pela disputa da Supercopa.
Mais de 30 anos depois, o troféu chegou, uma réplica do modelo concedido ao Corinthians em 1991, já está exposto no Museu do Grêmio, no estádio gremista. A taça traz o escudo da CBF utilizado à época e três estrelas que simbolizam os títulos mundiais da Seleção Brasileira masculina até então.
O reconhecimento segue o mesmo caminho de outra reparação promovida pela CBF neste ano, quando ex-jogadores do Coritiba receberam as medalhas referentes ao Campeonato Brasileiro de 1985.
Com informações do Jornal O Sul
