Projeto “OAB Vai à Escola” leva conscientização sobre a violência contra a mulher aos estudantes da região
O projeto “OAB Vai à Escola”, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seccional Rio Grande do Sul, está levando conhecimento e reflexão a estudantes por meio de palestras que abordam o tema “Combate à Violência contra a Mulher”. A ação é coordenada pela Comissão da Mulher Advogada da 56ª Subseção da OAB, que abrange os municípios de Santo Augusto, Sede Nova, Chiapeta, Braga, Campo Novo, Coronel Bicaco, Redentora, São Martinho e São Valério.
Voltado a adolescentes a partir dos 12 anos, o projeto tem como objetivo despertar nos jovens a consciência sobre o respeito, a igualdade e a necessidade de combater todas as formas de violência de gênero. Durante as palestras, são apresentados os tipos de violência previstos na Lei , a física, psicológica, sexual, patrimonial, moral e virtual, que se manifesta por meio de ofensas, exposição de imagens, perseguições ou ameaças realizadas pela internet e redes sociais.
As advogadas e Advogados têm destacado, de forma didática e acessível, a importância de desconstruir a cultura patriarcal ainda presente na sociedade, bem como de não normalizar atitudes e comportamentos que configuram violência contra a mulher, muitas vezes disfarçados de “brincadeiras” ou gestos de ciúme. O trabalho busca, acima de tudo, formar cidadãos mais conscientes, empáticos e comprometidos com a igualdade e o respeito.
Em Santo Augusto, o projeto já foi levado à Escola CEPAN, que recebeu a palestra para 64 alunos, e ao Instituto Federal Farroupilha, onde aproximadamente 300 alunos participaram das atividades. Na Rede Municipal (312 alunos) e na Rede Estadual (268 alunos), as palestras estão programadas para o dia 6 de novembro.
A iniciativa conta com o apoio da Câmara de Vereadores de Santo Augusto, por meio da Procuradoria da Mulher, que além de disponibilizar uma servidora para auxiliar nas palestras, elaborou uma cartilha informativa sobre o combate à violência contra a mulher, distribuída aos alunos durante os encontros no município de Santo Augusto.
Além de Santo Augusto, o projeto já foi realizado nas cidades de São Martinho, com a participação de 330 alunos, e Coronel Bicaco, que recebeu 300 estudantes. As atividades têm alcançado as turmas dos turnos da manhã e da tarde, e a Comissão estuda alternativas para atender também o público do turno da noite, considerando que o trabalho é realizado de forma voluntária por advogadas e advogados da Subseção.
Por meio de iniciativas como essa, a Ordem dos Advogados do Brasil reafirma seu compromisso com a sociedade, plantando uma semente de conscientização e cidadania nos jovens e mostrando que a informação é uma das ferramentas mais poderosas no enfrentamento à violência e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Com informações de Larissa Boeira