Na noite de 17 de outubro, o Auditório do Sicredi foi palco da 2ª Exposição de Projetos Culturais de Santo Augusto, um evento que celebrou a criatividade e o talento dos Agentes Culturais participantes do Edital de Chamamento Público SECUTE nº 003/2024. A iniciativa teve como objetivo dar visibilidade e valorizar os projetos desenvolvidos por artistas, instituições e grupos locais, fortalecendo o sentimento de pertencimento e orgulho cultural da comunidade.
A exposição destacou o intercâmbio de ideias e a valorização da diversidade cultural, reforçando o papel da cultura como instrumento de inclusão e identidade. Os projetos apresentados foram resultado de um processo iniciado ainda em 2024, com audiências públicas realizadas entre julho e agosto, que possibilitaram o acesso a recursos por meio do edital público. Segundo a organização, o Edital PNAB 2025, com execução prevista para 2026, deverá ser lançado no início de dezembro.
Entre os projetos expostos, estiveram:
- “A Cultura através das lentes dos profissionais da APAE”, de Monique Marina Antes (Foto Studio);
- “Marco Histórico do Rio Grande do Sul em Santo Augusto”, de Maiara Sapiecynski – PALUDO Marketing Digital;
- “Nerci Liberato da Conceição – Uma parte importante do tradicionalismo de Santo Augusto”, de Paulinho Antunes de Moura;
- “Santo Augusto – Visão aérea dos pontos culturais e turísticos”, de Vanderlei Prezotto Pinheiro;
- “Gaby Prezotto – A emoção através da voz e dos acordes do violino”, de Gabriela Przybulinski Prezotto Pinheiro;
- “Fragmentos históricos – Cemitério dos Degolados – com professor Odilon”, de Paulo Ricardo Zientarski Rodrigues;
- “Vozes da imaginação”, de Lions Clube Santo Augusto;
- “Cultura do cuidado: Escrita terapêutica para todos”, de Carolina Guterres Scherer Timm;
- e a “3ª Mostra de Artes do Clube 7 de Setembro”, da Sociedade Recreativa e Cultural 7 de Setembro.
A noite também contou com apresentações culturais emocionantes, abrindo com os Hinos Nacional e Rio-grandense executados por Márcio de Melo e sua filha Mariana, ao som de gaitas. O Grupo de Dança Raio de Luz, da Escola de Educação Especial Bem-Me-Quer – APAE, encantou o público com duas performances: a primeira inspirada na música “Vai Ter Galinha Com Polenta”, do cantor santo-augustense Tibúrcio da Estância, e a segunda ao som de “Ama Um Maloqueiro”, de Rafa Jr., Hugo e Guilherme, e Dj Ari SL, sob orientação do professor Daniel Henrique Rockenbach.
Encerrando o evento, foram revelados os vencedores do Troféu Cultural 2025:
- Paulo Ricardo Zientarski Rodrigues, com o projeto “Fragmentos históricos – Cemitério dos Degolados – com professor Odilon”; e
- Foto Studio – Monique Marina Antes, com “A Cultura através das lentes dos profissionais da APAE”.
A 2ª Exposição de Projetos Culturais consolidou-se como um importante espaço de valorização das artes e da cultura local, proporcionando momentos de aprendizado, emoção e celebração da identidade santo-augustense.
Com informações de Ana Paula da Rosa Reis, Coordenadora de Cultura e Turismo.