Pesquisa Quaest mostra Lula na liderança em todos os cenários para 2026

A nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (9), aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a liderança em todos os cenários simulados para o primeiro e o segundo turnos das eleições presidenciais de 2026. O levantamento confirma a estabilidade registrada em setembro e reforça a vantagem de Lula, que passou a liderar em todos os cenários desde agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Segundo a sondagem, Lula aparece à frente de todos os possíveis adversários no segundo turno. O petista tem nove pontos de vantagem sobre Ciro Gomes (PDT), 10 sobre Jair Bolsonaro (PL) — que segue inelegível —, 12 sobre Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Michelle Bolsonaro (PL), 13 sobre Ratinho Júnior (PSD), 15 sobre Romeu Zema (Novo), Ronaldo Caiado (União Brasil) e Eduardo Bolsonaro (PL), e 23 pontos à frente de Eduardo Leite (PSD).

Cenários de 1º turno

No primeiro turno, Lula lidera em todos os oito cenários testados.
No principal cenário, com Jair Bolsonaro, o presidente tem 35% das intenções de voto, contra 26% do ex-presidente. Ratinho Júnior aparece com 10% e Ciro Gomes com 9%. Em um cenário alternativo com Michelle Bolsonaro, Lula amplia a diferença e chega a 36%, enquanto Michelle soma 21%.

Com Tarcísio de Freitas, o petista marca 39%, mais que o dobro do republicano, que tem 18%. Já quando o adversário é Eduardo Bolsonaro, Lula mantém 35% e o deputado registra 15%. Nos cenários de três candidatos, Lula também aparece isolado na liderança, variando entre 41% e 43% das intenções de voto.

Cenários de 2º turno

Em todas as simulações de segundo turno, Lula mantém vantagem. Contra Jair Bolsonaro, venceria por 46% a 36%. Frente a Tarcísio de Freitas, o placar seria 45% a 33%. Com Michelle Bolsonaro, a diferença é de 12 pontos: 46% a 34%. O petista também supera Ciro Gomes (41% a 32%), Ratinho Júnior (44% a 31%), Romeu Zema (47% a 32%), Ronaldo Caiado (46% a 31%), Eduardo Bolsonaro (46% a 31%) e Eduardo Leite (45% a 22%).

Rejeição e intenção de candidatura

Entre os nomes testados, Eduardo Bolsonaro aparece como o mais rejeitado pelos eleitores.

A pesquisa também avaliou a opinião sobre uma eventual candidatura de Lula à reeleição. A maioria dos entrevistados (56%) se disse contrária à ideia, embora o número tenha caído em relação a maio, quando 66% eram contra. Já 42% afirmaram que o presidente deve tentar novo mandato.

Quanto a Jair Bolsonaro, 76% dos entrevistados consideram que ele deveria abrir mão de uma candidatura e apoiar outro nome, enquanto 18% defendem que ele mantenha a intenção de concorrer, mesmo estando inelegível.

Metodologia

A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e realizada pela Quaest entre os dias 2 e 5 de outubro. Foram ouvidas 2.004 pessoas com 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

Leave a comment
error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do Jornal O Celeiro.