Câmara aprova em segundo turno a “PEC da Blindagem”; veja como votaram os deputados gaúchos

No segundo turno, a Câmara aprovou a PEC da Blindagem com 344 votos a favor; entre os gaúchos, 17 apoiaram, 11 foram contra e três faltaram.

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite de terça-feira (16), em segundo turno, o texto-base da proposta de emenda à Constituição (PEC) que amplia as prerrogativas de parlamentares — apelidada de “PEC da Blindagem”. O placar foi de 344 votos a favor e 133 contra. Por se tratar de PEC, o texto ainda precisa ser votado em dois turnos no Senado.

A proposta altera dispositivos sobre imunidade parlamentar e retoma a exigência de autorização do Congresso para que deputados e senadores sejam processados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), regra extinta em 2001. Diferentemente da versão original, a nova redação não exige mais aval do Legislativo para a abertura de investigações criminais, mantendo o atual funcionamento dos inquéritos no STF.

Entre os deputados gaúchos, no segundo turno foram 17 votos favoráveis, 11 contrários e três ausências.

Como votaram os deputados do Rio Grande do Sul

Votaram a favor:
Afonso Hamm (PP), Alceu Moreira (MDB), Any Ortiz (Cidadania), Bibo Nunes (PL), Danrlei de Deus Hinterholz (PSD), Covatti Filho (PP), Franciane Bayer (Republicanos), Giovani Cherini (PL), Luiz Carlos Busato (União Brasil), Márcio Biolchi (MDB), Marcelo Moraes (PL), Mauricio Marcon (Podemos), Osmar Terra (PL), Pedro Westphalen (PP), Ronaldo Nogueira (Republicanos), Sanderson (PL) e Zucco (PL).

Votaram contra:
Alexandre Lindenmeyer (PT), Bohn Gass (PT), Daniel Trzeciak (PSDB), Daiana Santos (PCdoB), Denise Pessôa (PT), Fernanda Melchionna (PSOL), Marcel van Hattem (Novo), Lucas Redecker (PSDB), Marcon (PT), Maria do Rosário (PT) e Paulo Pimenta (PT).

Ausentes:
Heitor Schuch (PSB), Afonso Motta (PDT) e Pompeu de Mattos (PDT).

Com a análise dos destaques concluída, o texto segue agora para apreciação do Senado, onde também precisará do aval em dois turnos para ser promulgado.

Leave a comment
error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do Jornal O Celeiro.