Culturas de inverno e de verão apresentam bom desenvolvimento na Região Celeiro

Levantamento da Emater/RS-Ascar aponta bom desempenho das lavouras de inverno e avanço do plantio do milho na Região Celeiro

Segundo o informativo mais recente da Emater/RS-Ascar, as culturas de inverno e de verão na Região Celeiro seguem evoluindo de forma adequada, apesar de desafios pontuais causados pelo clima. O levantamento mostra que o potencial produtivo permanece promissor, com a maioria das lavouras em bom estado vegetativo e fitossanitário.

Trigo

Na Região Celeiro, cerca de 50% das lavouras estão em fase de emborrachamento e 10% em floração. A quantidade de espiguetas é intermediária, e o clima tem favorecido o bom desenvolvimento das plantas. Os produtores vêm aplicando fungicidas para garantir a proteção fitossanitária e evitando o uso de herbicidas nesta etapa. Em nível estadual, 55% das áreas estão no final do ciclo vegetativo, 30% em floração e 15% em enchimento de grãos. Apesar da umidade elevada dificultar manejos preventivos, a cultura mantém sanidade adequada e potencial produtivo promissor, com estimativa de produtividade em 2.997 kg/ha numa área de 1.198.276 hectares.

Aveia-branca

As lavouras estão majoritariamente em estádios reprodutivos, com evolução dentro da normalidade. Na Região Celeiro, cerca de 40% da área está em enchimento de grãos, com calibre elevado e potencial produtivo satisfatório. O estado fitossanitário é muito bom, havendo apenas pequenos pontos de acamamento em áreas de maior densidade. Em nível estadual, a distribuição das fases é: 27% em desenvolvimento vegetativo, 33% em floração, 32% em enchimento de grãos, 6% em maturação e 2% já colhidos.

Canola

A cultura apresenta desenvolvimento favorável, com cerca de 60% das áreas em enchimento de grãos. O número elevado de ramos quaternários e de síliquas por planta – ultrapassando 300 unidades em média – indica alto potencial produtivo. Em lavouras mais densas, esse índice é menor, mas ainda dentro de padrões satisfatórios.

Cevada

As lavouras destinadas à indústria cervejeira avançam para o início do estágio reprodutivo, com cerca de 20% da área em floração. O cultivo apresenta coloração verde intensa das folhas, sinal de bom estado nutricional e fitossanitário. Nas áreas voltadas ao consumo animal, o ciclo está mais adiantado, com lavouras já em plena floração e desempenho vegetativo adequado.

Milho

A semeadura atingiu aproximadamente 90% da área prevista na Região Celeiro. O estande das primeiras lavouras emergidas está apropriado, com poucas falhas, mas o desenvolvimento inicial está lento, e as plantas apresentam coloração verde mais clara devido às temperaturas baixas. A incidência de cigarrinha-do-milho é baixa até o momento. Em nível estadual, a cultura deve ocupar 785.030 hectares na safra 2025/2026, com produtividade estimada em 7.376 kg/ha.

Leave a comment
error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do Jornal O Celeiro.