Moradores da região recebem troféu Destaques do Agro 2025

Na noite de quinta-feira, 04 de setembro, a Casa da Rede Pampa na Expointer, no Parque Assis Brasil, em Esteio, serviu de palco para a cerimônia de entrega da 4ª edição do Troféu Destaques do Agro, promovida pelo Banrisul, em parceria com a Rede Pampa. O evento contou com a presença de autoridades e homenageou cinco personalidades que se destacaram em diferentes áreas do setor agropecuário, em diferentes segmentos, com foco em inovação e sustentabilidade.
A entrega do troféu, destinada exclusivamente aos usuários dos serviços do Banrisul ligados ao campo, teve também a participação membros da diretoria do banco, secretários de Estado, além do presidente e vice-presidente da Rede Pampa, Alexandre Gadret e Paulo Sérgio Pinto, respectivamente, e do presidente da Cotrijal, Nei Manica, entre outras autoridades.
Na categoria Agroindústria Familiar, a homenageada foi Neli Otfinovski, de Santo Augusto. Dona Neli produz bolachas, pães, cucas e outros alimentos voltados para merendas escolares e feiras locais, utilizando insumos próprios como leite, açúcar mascavo, farinha, ovo, mel e melado. Ela também integra o movimento Mulheres Camponesas, fortalecendo o protagonismo feminino no campo. O troféu foi conferido pelo diretor de Desenvolvimento do Banrisul, Fernando Postal; pelo secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Ernani Polo; e pela diretora Comercial do Rio Grande Seguros e Previdência, Claudia Oliveira.
“Receber este prêmio foi uma honra, eu não esperava. Mas ser escolhida entre as agroindústrias familiares do nosso Estado me deixou muito feliz, através da indicação do Cirilo Sperotto e do Banrisul que me levaram ao reconhecimento de toda uma luta, trabalho, dedicação e persistência nestes 20 anos de agroindústria com a minha família”, avaliou a proprietária da Agroindústria Delícias Camponesas, Neli Otfinovski.
O Gerente de Agronegócios da agência do Banrisul de Santo Augusto, Cirilo Sperotto, explica que o prêmio existe há quatro anos. “Todos os anos fazíamos indicações de produtores que contribuem para com a nossa região. Porém, esta é a primeira vez que temos um contemplado”, explicou. Ainda segundo ele, a honraria concedida a Neli Otfinovski é mais do que merecida. “É uma valorização por todo o trabalho que ela desempenha. Fico muito feliz por tê-la indicado, e mais ainda por termos uma das contempladas em nossa região”, coloca.
Já na categoria Produtor Agro, o destaque foi Sandra Hatje, engenheira agrônoma, professora universitária e produtora rural de Coronel Bicaco. Seu projeto voltado à suinocultura tornou-se referência na multinacional JBS. A estrutura, com capacidade para alojar 3.600 matrizes, foi finalizada em 2025 e inclui biodigestores que atendem parte das demandas energéticas da propriedade, ainda em fase de implantação. A premiação foi concedida pelas mãos do presidente do Banrisul, Fernando Lemos; pelo secretário da Agricultura do Estado, Edivilson Brum; e pelo presidente da Rede Pampa, Alexandre Gadret. Sua fazenda abriga cerca de 900 hectares cultivados com diversas culturas, gerando empregos e renda significativos na região do município de Três de Maio, Noroeste do Estado.
“Sempre é muito bom ter o nosso trabalho reconhecido. Contudo, também foi uma surpresa, porque não sabíamos que estávamos concorrendo ao prêmio. Para nós é um conhecimento, a validação do trabalho desempenhado no dia-a-dia. A pesar de todas as dificuldades, significa que estamos no caminho certo”, declarou Sandra. Ela também salientou sobre os desafios de empreender. “É algo complicado, que precisamos vencer o medo e o receio. Mas vale a pena”, conclui.
O presidente do Banrisul, Fernando Lemos, salientou a importância do evento. “Estamos aqui reconhecendo as principais lideranças do agro do Rio Grande do Sul, aqueles que têm tecnologia, capacidade de produção e procuram inovar. Homenageamos os melhores e, por meio deles, homenageamos todos os produtores gaúchos que, a partir dos premiados, certamente recebem mais ânimo para seguir crescendo”, afirmou.
Também foram conferidas congratulações na categoria Boas Práticas Ambientais (PPG Agronegócios, de propriedade de Luciano Perlin Pivettta, com sede em Uruguaiana); Técnico Especialista em Agro (João Antônio Silvestri, proprietário da Silvestri Ambiental Projetos e Consultoria Ltda, de Veranópolis); e Produtor Agro (Antônio Fernandes de Almeida, da Fernandes Óleos Essenciais Ltda, de Campestre da Serra).

Leave a comment
error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do Jornal O Celeiro.