Região Celeiro busca apoio do MEC para curso de Medicina

Comitiva da região Celeiro reforça junto ao MEC a importância do curso de Medicina em Tenente Portela para a saúde regional.

Representantes de municípios da região Celeiro estiveram em Brasília nesta quarta-feira (10) para defender junto ao Ministério da Educação (MEC) a implantação de um curso de Medicina em Tenente Portela. A agenda foi articulada pelo deputado estadual Adão Pretto Filho (PT), que intermediou o diálogo entre as lideranças locais e a pasta federal.

O projeto, desenvolvido em parceria entre o Município e a UCEFF, já passou pelas etapas de admissibilidade e análise econômico-financeira da instituição mantenedora e agora está em fase decisiva. O edital do MEC prevê a abertura de até quatro cursos de Medicina no Rio Grande do Sul, com resultado previsto para 10 de outubro.

Na avaliação das lideranças regionais, a criação do curso é essencial para ampliar o acesso à formação médica e reduzir a carência de profissionais no interior do estado. Durante a reunião, o grupo defendeu a descentralização do ensino superior na área da saúde como forma de fixar médicos em municípios afastados dos grandes centros e fortalecer a rede pública de atendimento.

A comitiva foi composta pelos prefeitos Rosemar Sala (Tenente Portela), Valcier (Barra do Guarita) e Benhur Barth (Palmitinho), pela presidente do Hospital Santo Antônio, Mirna Braucks, pelo vereador de Palmitinho, Luiz Henrique Boff, além de outras lideranças regionais.

Leave a comment
error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do Jornal O Celeiro.