Cães treinados evitam roubo de caminhonete em propriedade rural de Santo Augusto

Guilherme Borin destaca a importância do manejo correto e do treinamento para cães de guarda

Na noite de domingo (31), a propriedade de Guilherme Borin, localizada na Esquina Fátima, interior de Santo Augusto, quase foi alvo de criminosos. A caminhonete estacionada no pátio seria levada, não fosse a pronta reação dos cães que ele cria e treina.

Borin, que trabalha com assistência em pecuária leiteira, especialmente na área de podologia bovina, contou que por volta das 23h um carro parou próximo à residência e, logo depois, alguém tentou entrar a pé no pátio. “Os cachorros começaram a investir e conseguiram afugentar o invasor. Ele só escapou porque meu cachorro macho, que é mais agressivo, estava contido no canil. Se estivesse solto, o desfecho poderia ter sido outro”, relatou.

Dois dias antes, vizinhos haviam notado movimentações suspeitas na região. Para Borin, isso reforça a importância da função de alerta exercida pelos cães. “Eu ensino meus cães a proteger pessoas e propriedades, e não a correr atrás de carros. Eles são preparados para identificar ameaças reais, e não agir por instinto errado”, explica.

A maior parte dos animais que ele mantém são cães de guarda considerados “problemáticos” ou rejeitados por antigos donos, como pitbulls, rottweilers e dogos argentinos. Com cursos e anos de estudo sobre comportamento canino, Borin transformou esses cães em aliados de segurança. “Não existe cachorro ruim. O problema é o manejo errado. O tutor precisa ser líder, impor limites sem violência e saber como lidar com cada raça. Humanizar o cão é o caminho errado e é isso que gera acidentes”, destaca.

Ele também critica a visão negativa sobre cães de grande porte: “Há uma demonização de raças como o pitbull e o rottweiler, mas na verdade a culpa não é dos cães, e sim do manejo inadequado. Antes de adotar ou comprar, é preciso aprender como criar.”

O episódio serve de alerta para moradores do interior sobre a importância de investir em medidas de segurança e também reforça o papel dos cães bem manejados como protetores de propriedades rurais. “Meus cães não são só animais de estimação, são parceiros de trabalho e proteção”, conclui Borin.

Leave a comment
error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do Jornal O Celeiro.