Pesquisa eleitoral Quaest aponta cenário para eleição de 2026

Levantamento ouviu 12.150 pessoas entre 13 e 17 de agosto e testou diferentes nomes para a disputa presidencial, com margem de erro de dois pontos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece à frente do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em um cenário estimulado de primeiro turno para a eleição presidencial de 2026, segundo pesquisa eleitoral Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (21). O levantamento mostra Lula com 34% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro, atualmente em prisão domiciliar e inelegível até 2030 por condenações do TSE, registra 28%.

No cenário com ambos os nomes, Ciro Gomes (PDT) tem 8%, Ratinho Jr. (PSD) aparece com 7%, Ronaldo Caiado (União) e Romeu Zema (Novo) têm 3% cada. Eleitores indecisos somam 4%, e votos brancos, nulos ou de quem não pretende votar chegam a 13%. A pesquisa eleitoral ouviu 12.150 pessoas, presencialmente, entre 13 e 17 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

O levantamento também avaliou possíveis substitutos de Bolsonaro na disputa. Com Michelle Bolsonaro como candidata, Lula alcança 35%, enquanto a ex-primeira-dama marca 21%. Nesse cenário, Ciro Gomes registra 9% e Ratinho Jr. 8%.

Caso o nome escolhido seja o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula mantém 35%, contra 17% do aliado bolsonarista. Eduardo Bolsonaro (PL) aparece com 15% em outro cenário, ficando atrás de Lula, que marca 34%. Já com Flávio Bolsonaro (PL), o presidente soma 35% e o senador, 14%.

Os resultados indicam que Lula segue como principal nome competitivo para 2026, enquanto aliados de Bolsonaro têm desempenho inferior ao do ex-presidente, que permanece impedido de concorrer.

Comece o seu dia bem informado com o resumo de notícias do jornal O Celeiro.
Leave a comment
error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do Jornal O Celeiro.