Procuradoria da Mulher de Santo Augusto promove roda de conversa sobre combate à violência contra a mulher

Na tarde desta sexta-feira, 08 de agosto, a Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores de Santo Augusto promoveu uma roda de conversa no Centro de Cultura para discutir o combate à violência contra a mulher. A programação reuniu autoridades, especialistas e representantes da comunidade, em um momento de reflexão e conscientização.
O evento marcou o lançamento de uma cartilha informativa que reúne dados nacionais, estaduais e municipais sobre violência contra a mulher, explica os diferentes tipos de violência previstos em lei e disponibiliza contatos úteis para denúncias. Durante a programação, também foram distribuídos adesivos alusivos à campanha.
Os números apresentados reforçam a urgência do tema. Em Santo Augusto, entre janeiro e junho deste ano, foram expedidas 120 medidas protetivas, segundo dados do Painel de Violência Contra a Mulher do Conselho Nacional de Justiça. No Rio Grande do Sul, conforme informações atualizadas em 2 de julho pelo SIP/PROCERGS, somente no primeiro semestre de 2025 foram registrados 15.818 casos de ameaça, 9.285 de lesão corporal, 1.054 de estupro, 134 tentativas de feminicídio e 36 feminicídios consumados, totalizando 26.327 ocorrências.
A campanha Agosto Lilás tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de prevenir e denunciar a violência contra a mulher. As denúncias podem ser feitas pelo Disque 180, canal nacional gratuito e disponível 24 horas, ou diretamente nas delegacias de polícia.

Leave a comment
error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do Jornal O Celeiro.