Mateando com… Anajara Pereira – Episódio 2

Técnica em Enfermagem, Doula, acadêmica de Enfermagem, mãe do Arthur e da Cecília, apaixonada pela vida e por cuidar de gente.

Em uma tarde simples, como as que ela mais gosta de viver com os filhos, conversamos com Anajara Pereira — mulher que carrega no peito a força da maternidade, o amor pela saúde e a leveza de quem transforma cada dia num recomeço cheio de propósito.

Nascida e criada em Santo Augusto, Anajara carrega no olhar o brilho de quem acredita naquilo que faz. Hoje com 34 anos, ela é técnica de enfermagem há 13, atua como doula, está no 6º semestre da graduação em Enfermagem e, entre uma jornada e outra, cuida com amor dos filhos Arthur e Cecília.

— “Quando criança, era curiosa. Brincar com os primos na casa dos meus avós era diversão certa. Sempre admirei a arte de construir, sonhava ser engenheira civil, filha de pedreiro… Mas a vida me mostrou outro caminho.”

O destino a levou até a enfermagem, ainda jovem, ao terminar o ensino médio e encontrar em um curso técnico gratuito a chance de ter uma profissão. Hoje, ela tem certeza de que foi a escolha certa:

— “Eu não escolhi a enfermagem, ela me escolheu. E me escolhe todos os dias.”

Mas foi a maternidade que mudou tudo. A chegada dos filhos a fez enxergar o mundo com mais empatia e coragem. Entre o plantão no posto de saúde e as noites no hospital, ela encontra no sorriso das crianças e na rede de apoio dos pais, a força para seguir:

— “Meus filhos são minha definição de força. Mesmo na correria, estamos sempre juntos: pescaria, filme, futebol… o que importa é estarmos lado a lado.”

No coração de Anajara, dois setores brilham com intensidade: a maternidade e a pediatria. Mas foi após vivenciar o próprio parto que ela descobriu uma nova missão: ser doula.

— “Na minha primeira gestação senti falta de apoio e acolhimento. Na segunda, em meio à pandemia, decidi buscar mais… E encontrei a Doulgem.”

Hoje, acompanha outras mulheres nos momentos mais intensos da vida: a chegada de um filho.

— “A doula não está ali só para partos naturais. Estamos para acolher, preparar, fortalecer. Cada nascimento que acompanho é um recomeço também pra mim.”

E, mesmo com tantos papéis, sonhos e desafios, o que mais a realiza ainda é o essencial:

— “Ver meus filhos felizes é meu maior objetivo. Quero que saibam que são maravilhosos, capazes, e que desistir não é uma opção.”

Com doçura e firmeza, Anajara deixa uma mensagem para quem deseja seguir na área da saúde:

— “Sejam o cuidado que vocês gostariam de receber. Cuidar do amor de alguém é uma responsabilidade imensa.”

Entre seringas, partos, cadernos de faculdade, abraços e tardes em família, ela vai edificando não só uma carreira — mas um legado de empatia, força e amor.

 

Leave a comment
error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do Jornal O Celeiro.